Caitlin Simmers sagrou-se, esta sexta-feira, campeã mundial de surf, tornando-se na mais jovem surfista da história a conseguir fazê-lo. A surfista californiana, de apenas 18 anos, venceu na grande final disputada em Trestles, na Califórnia, a compatriota e anterior detentora do título Caroline Marks.
Tal como John John Florence no lado masculino, Simmers também chegou à finalíssima com o estatuto de número um mundial e conseguiu defender essa posição da melhor forma. A competir praticamente em casa, a jovem coqueluche do surf norte-americana conseguiu ser campeã mundial com menos seis dias do que a havaiana Carissa Moore, quando esta o fez em 2011.
Com a brasileira Tatiana Weston-Webb a animar as primeiras rondas, após superar a australiana Molly Piclum e, depois, a costarriquenha Brisa Hennessy, teve de ser a campeã olímpica Caroline Marks a travar o ímpeto de Weston-Webb nas "meias-finais". Dessa forma, ficou encontro marcado entre a campeã vigente e a número um mundial no heat decisivo.
Simmers entrou mais forte no primeiro duelo da finalíssima, que foi disputada à melhor de três heats, e destacou-se na bateria. Contudo, nos últimos segundos, Marks conseguiu uma onda de 9,50 pontos, vencendo a disputa com 17,43 pontos contra 16,87 da compatriota.
Cerca de 30 minutos mais tarde, houve novo embate, mas, desta vez, Caity Simmers conseguiu impor-se do início ao fim, empatando a disputa graças a um incrível score de 18,37 contra 14,17 de Marks, naquela que foi a melhor performance do dia final.
Com as contas empatadas, foi já depois de John John Florence ter assegurado o título masculino, que foi para a água a "negra" pelo título feminino. Após conseguir levar a melhor na primeira troca de ondas, Simmers ficou por cima na bateria e Marks não conseguiu encontrar mais ondas até final para responder. Com 15,16 pontos contra somente 7,17, Simmers fez o 2-1 e garantiu um histórico título mundial. O primeiro para um surfista californiano em mais de 30 anos.
Por João Vasco NunesCenário para a surfista está "muito perto de ser realidade"
Na quarta etapa do circuito Challenger Series, em Ribeira d’Ilhas, Yolanda Hopkins foi 3.ª
Surfistas francesas estão na liderança do ranking do circuito Challenger Series
Portuguesa foi eliminada pela australiana India Robinson nas meias-finais
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer