Caitlin Simmers torna-se a campeã mundial mais nova da história

• Foto: WSL

Caitlin Simmers sagrou-se, esta sexta-feira, campeã mundial de surf, tornando-se na mais jovem surfista da história a conseguir fazê-lo. A surfista californiana, de apenas 18 anos, venceu na grande final disputada em Trestles, na Califórnia, a compatriota e anterior detentora do título Caroline Marks.

Tal como John John Florence no lado masculino, Simmers também chegou à finalíssima com o estatuto de número um mundial e conseguiu defender essa posição da melhor forma. A competir praticamente em casa, a jovem coqueluche do surf norte-americana conseguiu ser campeã mundial com menos seis dias do que a havaiana Carissa Moore, quando esta o fez em 2011.

PUB

Com a brasileira Tatiana Weston-Webb a animar as primeiras rondas, após superar a australiana Molly Piclum e, depois, a costarriquenha Brisa Hennessy, teve de ser a campeã olímpica Caroline Marks a travar o ímpeto de Weston-Webb nas "meias-finais". Dessa forma, ficou encontro marcado entre a campeã vigente e a número um mundial no heat decisivo.

Simmers entrou mais forte no primeiro duelo da finalíssima, que foi disputada à melhor de três heats, e destacou-se na bateria. Contudo, nos últimos segundos, Marks conseguiu uma onda de 9,50 pontos, vencendo a disputa com 17,43 pontos contra 16,87 da compatriota.

Cerca de 30 minutos mais tarde, houve novo embate, mas, desta vez, Caity Simmers conseguiu impor-se do início ao fim, empatando a disputa graças a um incrível score de 18,37 contra 14,17 de Marks, naquela que foi a melhor performance do dia final.

PUB

Com as contas empatadas, foi já depois de John John Florence ter assegurado o título masculino, que foi para a água a "negra" pelo título feminino. Após conseguir levar a melhor na primeira troca de ondas, Simmers ficou por cima na bateria e Marks não conseguiu encontrar mais ondas até final para responder. Com 15,16 pontos contra somente 7,17, Simmers fez o 2-1 e garantiu um histórico título mundial. O primeiro para um surfista californiano em mais de 30 anos.

Por João Vasco Nunes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB