Teresa Bonvalot conquistou, este sábado, o triunfo no Caparica Surf Fest, derradeira etapa do circuito europeu 2023/24 da World Surf League. Um triunfo que surgiu após uma final 100 por cento portuguesa na prova feminina, onde Teresa foi mais forte que Yolanda Hopkins, que já tinha garantido ao início da manhã a renovação do título europeu.
Para chegar à final, Teresa começou por bater a compatriota Francisca Veselko nos quartos-de-final, seguindo-se uma vitória frente à francesa Pauline Ado na meias-finais. Já Yolanda Hopkins superou a francesa Heimiti Fierro e, depois, conseguiu derrotar a basca Annette Gonzalez Etxabarri nas meias-finais.
Com 13,13 pontos somados, Teresa superou os 8,66 pontos de Yolanda, e garantiu um triunfo que lhe valeu o vice-título europeu, com a francesa Tessa Thyssen a fechar o top 3 e a basca Janire Gonzalez Etxabarri a conseguir a última vaga de acesso às Challenger Series 2024.
Teresa e Yolanda são, assim, as representantes portuguesas nas Challenger Series 2024, que arrancam no próximo mês, na Austrália, e que vão servir de qualificação para o circuito mundial de 2025. Elas que também foram as únicas surfistas portuguesas a garantirem vagas olímpicas para Paris’2024.
No lado masculino o triunfo sorriu ao francês Tiago Carrique, que bateu na final o compatriota Maxime Huscenot. Carrique juntou a vitória no Caparica Surf Fest ao título europeu, que carimbou após a passagem à final.
Em relação aos portugueses, o júnior Francisco Ordonhas foi o melhor representante nacional, ao terminar na 3.ª posição, depois de perder nas meias-finais frente a Huscenot. Já Guilherme Ribeiro terminou na 5.ª posição, após ser batido por Adur Amatriain nos quartos-de-final, e beneficiou do desfecho das meias-finais para carimbar uma vaga de acesso às Challenger Series 2024, terminando a temporada no 7.º posto do ranking.
Por João Vasco NunesO surfista, de 20 anos, é o novo campeão português de surf
Beneficiando da combinação de resultados na última etapa do circuito português
Foco competitivo na atribuição do título masculino
Primeira portuguesa a qualificar-se para a competição
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser aprovada pelas Sociedades Desportivas"
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo avançado búlgaro tinha 18 anos quando foi feito refém e acabou por ser salvo pelo pai
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Já o presidente de LaLiga, Javier Tebas, entende que esta sentença não representa uma aprovação daquela competição