É já este domingo que o Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge vai para a água! A luz verde vai ser dada este sábado, depois de a World Surf League ter lançado o alerta amarelo na quinta-feira. Apesar de a decisão ainda não ser oficial, já é certo que a prova de ondas grandes vai mesmo para a água este domingo, dia 12 de Janeiro, na Praia do Norte, onde são esperadas ondas na casa dos 20 metros.
Com as previsões, que estão a ser monitorizadas de perto pela organização com a ajuda de Garrett McNamara, a apontarem para uma ondulação de 3 metros, com vento favorável e um período na casa dos 20 segundos, as expectativas apontam para que sejam geradas ondas de 16 a 20 metros, com boa formação para o tow-in.
Em ação vão estar nove equipas, cada uma com dois surfistas. O formato competitivo vai colocar na água três equipas de cada vez, em heats de 60 minutos. Cada equipa vai fazer dois heats. No final, a soma das duas melhores ondas vai fazer a diferença, com a melhor onda de cada surfista a ter pontuação a dobrar.
António Silva, João de Macedo e Nic von Rupp serão os surfistas portugueses em ação. Silva e Macedo vão fazer equipa, enquanto Nicolau faz equipa com o brasileiro Pedro Scooby. Durante os 60 minutos de cada bateria os membros de cada equipa vão alternar entre a prancha e o jet-ski.
Uma das mudanças de última hora nas equipas é a troca do alemão Sebastian Steudtner pelo francês Eric Rebiere, que vai fazer par com a brasileira Maya Gabeira, uma das três mulheres em prova – as francesas Justine Dupont e Michelle des Bouilons são as outras.
Prevê-se assim um domingo de emoções fortes na Nazaré. Com o atual momento a não ser propício a aglomerados, a prova pode ser acompanhada em direto no site da WSL e no Youtube.
Por João Vasco NunesO surfista, de 20 anos, é o novo campeão português de surf
Beneficiando da combinação de resultados na última etapa do circuito português
Foco competitivo na atribuição do título masculino
Primeira portuguesa a qualificar-se para a competição
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021