O tenista sérvio Novak Djokovic sofreu para bater hoje o sul-africano Kevin Anderson, por 7-6 (7) e 7-6 (8), dando o triunfo à sua seleção na estreia no Grupo A da ATP Cup, na Austrália.Frente ao antigo quinto jogador do 'ranking' mundial, Djokovic, atual segundo do circuito, e que tem o recorde de sete vitórias no Open da Austrália, teve igualmente de lidar com o ruidoso público sérvio nas bancadas, que o obrigou - tal como ao árbitro - a pedir mais comedimento e desportivismo nos momentos mais tensos do encontro.
"Obrigado pelo apoio e por mostrarem tal paixão por este desporto. Comecei muito bem, mas o Kevin aumentou seu nível de jogo, com uma qualidade de ténis muito alta. Fiquei satisfeito pela forma como enfrentei as adversidades", congratulou-se, no fim, Djokovic, suavizando o ambiente com o seu público.
A Sérvia, que tinha feito o primeiro ponto por Dusan Lajovic com 3-6, 7-6 (7) e 6-3 sobre Lloyd Harris, foi também mais forte em pares, com Nikola Cacic e Victor Trocki a vencer a dupla Raven Klaasen e Ruan Roelofse por 6-3 e 6-2.
Nesta 'poule' A, a França superiorizou-se ao Chile por 2-1, com os gauleses a chegar ao 2-0, contudo a permitir aos sul-americanos reduzir em pares.
Gael Monfils conseguiu 6-3 e 7-5 ante Cristian Garin, depois de Benoite Paire ter ganhado por 6-7 (7), 6-3 e 6-3 a Nicolas Jarry, que fez dupla com Cristian Garin para bater Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin por 7-5 e 6-2.
Mais fácil foi a tarefa de Rafael Nadal no 3-0 da Espanha sobre a Geórgia no Grupo B, com o número um do mundo a cumprir a sua parte com 6-3 e 7-5 sobre Nikoloz Basilashvili, 26.º ATP.
Antes, Roberto Bautista-Agut, nono da hierarquia, já se tinha imposto por duplo 6-0 a Aleksandre Metreveli, 678.º do 'ranking', enquanto em pares Pablo Carreno Busta e Feliciano Lopez se impuseram por 6-3 e 6-4 à dupla Aleksandre Bakshi e Nikoloz Tsivadze.
Também no Grupo B, o Japão teve um desempenho superior sobre o Uruguai traduzido em 3-0, juntando-se no topo da classificação à Espanha.
A Argentina sentiu mais dificuldades ante a Polónia na 'poule' E, decidindo a sua vitória somente no embate de pares, quando fez o 2-1, com a vitória de Máximo González e Andrés Molteni sobre Hubert Hurkacz e Lukasz Kubot por 6-2 e 6-4.
Tarefa tranquila para a Croácia no Grupo E, com 3-0 sobre a Áustria, com Maril Cilic e Borna Coric a ganharem os seus jogos de singulares em três 'sets', ambos por 2-1, respetivamente ante Dennis Novak e Dominic Thiem: em equipas, Ivan Dodig e Nikola Mektic superiorizaram-se a Oliver Marach e Jurgen Melzer por 7-6 e 6-2.
O novo torneio de 24 seleções começou na sexta-feira e vai decorrer até 12 de janeiro, dia da final, em Sydney.
Português vence o australiano John Peers e o norte-americano JJ Tracy
Garantiram vagas ao apurarem-se para os 'quartos' do Masters 1.000 de Paris
Tenista português brilha ao lado do austríaco Lucas Miedler
Dupla luso-austríaca vai agora defrontar os quartos cabeças de série
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir