1/2
A tenista polaca Iga Swiatek bateu este sábado a checa Karolina Muchova e conquistou o terceiro título de Roland Garros, atingindo o mesmo patamar de Serena Williams, Monica Seles, Arantxa Sanchéz Vicario e Hilde Krahwinkel Sperling, todas tricampeãs em Paris.Numa final muito disputada, mas nem sempre bem jogada, a número um mundial confirmou o favoritismo diante da adversária, 43.ª colocada na hierarquia, pelos parciais de 6-3, 5-7 e 6-3, ao fim de duas horas e 46 minutos num court Philippe-Chatrier lotado.
Iga Swiatek, de 22 anos, entrou melhor na terra batida parisiense, onde se sagrou campeã em 2020 e 2022, e fez-se valer da experiência em fases finais de 'majors' para, no segundo jogo do set inaugural, se colocar vantagem no marcador sobre Muchova, a disputar a sua primeira final do Grand Slam.
Mais segura, mais confiante e com menos erros não forçados - cinco da polaca contra 14 da checa -, a também campeã do Open dos Estados Unidos não desperdiçou a oportunidade de, ao terceiro 'break point' de que dispôs, no oitavo jogo, encerrar o primeiro parcial, deixando Muchova ainda mais sob pressão.
No segundo set, obrigada a vencer para tentar manter a discussão do título francês em aberto, Karolina Muchova, de 26 anos, reagiu bem, mesmo tendo sofrido a quebra de serviço no segundo jogo, e conseguiu devolver o 'break' no 2-3, altura em começou a jogar de igual para igual e a contrariar o domínio da jovem natural de Varsóvia.
Apesar de ter desperdiçado uma oportunidade para averbar o segundo set (4-5), numa fase do encontro pautada por muitos erros e muitos nervos de parte a parte, a checa não vacilou na segunda ocasião e, após levantar as bancadas com a jogada mais entusiasmante do desafio, adiou a decisão do troféu para o terceiro parcial, ao concretizar o terceiro 'set point'.
Os nervos e a ansiedade voltaram a tomar conta das duas finalistas no derradeiro parcial: Swiatek registou nove 'winners' contra 10 erros não forçados, enquanto Muchova somou oito pontos ganhantes contra o mesmo número de faltas provocadas.
No final do encontro, venceu aquela que cometeu menos erros (27-38), soube lidar melhor com a pressão e assinalou três 'breaks' contra dois no set' decisiv.
Foi assim que Iga Swiatek conquistou o quarto 'major' da carreira, igualando ainda outro registo notável da norte-americana Monica Seles e da japonesa Naomi Osaka, também vencedoras das quatro primeiras finais do Grand Slam disputadas.
Em termos de precocidade, a polaca e agora tricampeã de Roland Garros só é superada pela norte-americana Serena Williams, antiga número um do mundo, que, aos 20 anos, alcançou o quarto troféu do Grand Slam, após os triunfos no Open dos Estados Unidos em 1999, então com 17 anos, Roland Garros, Wimbledon e o 'major' norte-americano em 2002.
Por LusaEspanhol recupera de 0-2, num jogo em que chegou a enfrentar 3 pontos para título de Jannik Sinner
Norte-americana derrota a bielorrussa Aryna Sabalenka, em três sets
Italiano superou o sérvio em apenas três sets
Tenista espanhol enfrenta na final o vencedor do duelo entre o italiano Sinner e o sérvio Djokovic
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana