Olá a todos, como foi a vossa semana?
Espero que tenha sido de férias e que tenham aproveitado bem! Esta semana, e devido aos vários emails que tenho recebido, decidi voltar a escrever sobre o regresso de férias, que é a realidade de muitos portugueses neste momento.
A verdade é que a maioria das pessoas no período de férias só pensa em alimentos mais calóricos e menos saudáveis! Existe uma sensação de liberdade de horários e de falta de rotina que vai potenciar uma dieta menos equilibrada, e que faz com que regressem com algum peso (e volume!) a mais, ao ponto de já se notar.
A solução, para muitas pessoas, pode passar por fazer uma dieta rica em alimentos menos calóricos e na restrição de alimentos como como carnes vermelhas, leite e derivados, açúcares e farinhas refinadas e gorduras, para além de voltar à sua rotina de exercício físico.
Devem preferir fazer uma alimentação com maior consumo de fruta, vegetais crus ou cozidos e chás mais diuréticos como cavalinha ou barbas de milho. No fundo, é uma limpeza ao organismo que vai ajudar a recuperar a forma. Contudo, como é óbvio, deve aconselhar-se com o seu nutricionista para ver se este tipo de opções é o melhor para a sua situação.
Na minha opinião, e se costumam ler os meus artigos, sabem que acredito que opções muito restritivas nunca são boa ideia.
A maioria das vezes a primeira opção é cortar drasticamente a quantidade de comida, o que está completamente errado! Saltar o pequeno almoço, almoçar uma salada sem hidratos de carbono, uma fruta e uma sopa para comer ao jantar são alguns dos exemplos mais comuns. Com esta restrição calórica diária, é normal que se perca peso, principalmente na primeira semana. Porém é impossível manter esta alimentação durante muito tempo.
Outra opção muito utilizada pelas pessoas em geral, é a substituição das principais refeições por sumos de fruta ou batidos, mas isso não trará nada mais do que carências proteicas e em ácidos gordos essenciais. Para além disso, muitos destes batidos, pelas misturas que são feitas, acabam por ter uma quantidade excessiva de fibra, que poderá ter efeitos laxantes que levam a uma desidratação, desequilíbrio e perturbação da flora intestinal, que só piora a situação de desconforto a longo prazo.
O importante, tal como já disse várias vezes, é recuperar o peso de forma saudável, coisa que não acontecerá com este tipo de opções porque as perdas são conseguidas através de desidratação e perda de massa muscular.
Assim, a melhor solução para recuperar dos excessos das férias é mais simples do que parece: retome a sua rotina com uma dieta equilibrada e exercício físico! Pode demorar um bocadinho mais de tempo, mas terá a certeza que é uma solução sustentada em opções que trarão resultados muito mais duradouros.
Esta semana dou algumas dicas que podem ajudar a recuperar a forma de antes das férias!
Até para a semana!
Por Inês MoraisE lembrem-se de uma coisa que não me canso de vos dizer… Não há forma melhor de educar um filho, do que dando bons exemplos
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0