Olá a todos, como foi a vossa semana?
No seguimento do artigo da semana anterior, recebi muitos emails com dúvidas sobre as questões dos batidos e sumos como forma de "desintoxicar" o corpo depois das férias. Por isso, e como já sabem que não gosto de vos deixar com dúvidas, esta semana vou dar-vos a minha opinião sobre tudo o que pode constituir uma dieta líquida e se tem realmente as vantagens que a maioria de vocês julga ter.
A maioria das vezes que se opta por este tipo de alimentação em detrimento de uma alimentação sólida é para controlar comportamento alimentar e perder peso. Mas será que, efetivamente, existe benefício nessa substituição dos sólidos pelos líquidos? Será que é mesmo uma boa estratégia para controlo de peso? Se leram o meu artigo da semana passada, sabem que não vejo benefícios na utilização exclusiva de sumos, sopas ou batidos que substituem refeições.
Existem alguns fatores que são importantes para a promoção da saciedade, como a mastigação, consistência e viscosidade do alimento, velocidade do esvaziamento gástrico, fatores cognitivos, sabor e composição de macronutrientes.
Cada um destes fatores torna-se importante para que tudo na alimentação esteja equilibrado, não só a nível nutricional, mas também a nível comportamental e emocional. Pegando, por exemplo, na importância da composição de macronutrientes, que dependendo de como estiver distribuída vai influenciar a saciedade e a velocidade metabólica; os alimentos proteicos promovem mais a saciedade por terem uma digestão ser mais lenta e "gastam" mais calorias para ser digeridos e absorvidos.
Se pegarmos por exemplo na consistência e viscosidade do alimento, também é fácil perceber que tem muita influência no processo de saciedade, já que é normal associarmos que, ao ingerir um líquido, estamos a satisfazer a sensação de sede, não a de fome, mesmo que a nível nutricional esteja melhor equilibrado.
Assim, e tal como referi no artigo da semana anterior, quem quer recuperar das férias não deve ver neste tipo de alimentação a solução. Pelo contrário! Fazer este tipo de opções pode dificultar ainda mais o regresso a uma rotina e alimentação saudável, porque muitas vezes trará uma sensação de fome e fraqueza, associadas à falta de saciedade e desequilíbrio nutricional.
Se tiver dúvidas fale com um nutricionista que o ajudará a chegar ao seu objetivo de forma adequada a si e ao seu organismo.
Até para a semana!
Por Inês MoraisE lembrem-se de uma coisa que não me canso de vos dizer… Não há forma melhor de educar um filho, do que dando bons exemplos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record