FIFA: O lado bom da história

1/7

A infraestrutura tem três andares de exposições, inclui restaurantes, cafés, cinema e outras ofertas.

Dois dias depois de o máximo organismo do futebol eleger o 9.º presidente da sua história, é inaugurado o Museu do Futebol Mundial da FIFA, em Zurique, um sonho que começou em maio de 2014 e, em menos de dois anos, tornou-se realidade.

O maior escândalo de corrupção em que se viu envolvida aquela instituição não impediu que o programa saísse do trilho. Antes pelo contrário. É que o museu pretendia ser um legado dos seis anos de mandato de Joseph Blatter na presidência da FIFA. Só que, entretanto, o suíço anunciou a sua saída para junho e as obras foram aceleradas para que o líder pudesse inaugurar o espaço no final deste mês, antes das novas eleições. A pressa de pouco lhe valeu, pois Blatter acabou por ser suspenso por oito anos e não deverá, sequer, marcar presença na abertura das portas no dia 28.

PUB

Alheia aos escândalos em torno do organismo, esta infraestrutura, com três mil metros quadrados distribuídos por três andares, mostra apenas o lado bom do futebol e promete ser o grande monumento dedicado à modalidade. Ali, podem ser contemplados mais de mil objetos relacionados com o jogo, contando com mais de 60 ecrãs gigantes, nos quais serão projetadas imagens dos grandes momentos e das figuras do desporto-rei. Uma das grandes atrações será o troféu original dos Mundiais.

Espaços de lazer

Mas o local não respirará apenas história. Os visitantes têm à disposição um bar dedicado ao mundo do futebol, um restaurante, uma cafetaria, uma loja e uma biblioteca com mais de 4 mil obras relacionadas com a modalidade.

PUB

Por outro lado, os andares superiores do edifício, que fica situado no centro de Zurique, está destinado a escritórios e a habitações privadas (34 no total). Será, certamente, mais um ponto turístico naquela cidade helvética.

E em pormenor

Voltando à área de exposições, logo à entrada, no piso 0, que será apelidado de ‘Planet Football’, estará exibido um arco-íris feito com as camisolas de todos os membros da FIFA, incluindo, naturalmente, a da Seleção portuguesa. Ainda neste sector, os visitantes têm acesso à ‘timeline’ dos eventos que fizeram a história deste desporto e da própria FIFA, constituída desde 1904.

PUB

Na cave do Museu do Futebol Mundial ficará tudo o que diz respeito aos Campeonatos do Mundo, numa história contada através de uma valiosa coleção de objetos e fotografias, alguns muito pouco conhecidos. Este piso contará ainda com um cinema que permite uma visão de 180º aos espectadores e que lhes vai conceder uma experiência audiovisual inaudita do futebol.

Finalmente, o último piso do Museu (1.º andar do edifício) tem o nome de ‘Fields of Play’ e pretende mostrar a influência do desporto-rei nas pessoas, nas artes e na cultura mundiais. Aqui fica também a zona de divertimento, com jogos de computador e a que se espera ser a grande atração: um máquina de ‘flippers’ gigante.

Em tempo de crise, nada como animar os adeptos.

PUB

OS NÚMEROS

128 - Milhões foi o custo aproximado do museu, que começou a ser construído em 2014

4 - Mil livros históricos e textos oriundos dos arquivos da FIFA estão em exposição

PUB

500 - Vídeos sobre todas as associações membro da FIFA e de todos os Mundiais desde o primeiro, em 1930

1480 - É a quantidade de fotografias expostas, incluindo do início do séc. 20

300 - Mil visitantes são esperados por ano. É, pelo menos, a estimativa da FIFA

PUB

Por Luís Milhano
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Atual

A guerra dos pinos

Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais

Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB