Armando Aldegalega é uma lenda viva do atletismo português e volta a correr na São Silvestre El Corte Inglés, prova que se realiza dia 17 de dezembro e cujas inscrições já estão abertas.
O atleta, que representou Portugal em duas edições dos Jogos Olímpicos (Tóquio'1964 e Munique'1972), acredita que o evento será ainda melhor do que no ano passado. "O percurso é muito bonito e vai ser muito agradável correr. Tenho a certeza de que será mais um dia magnífico", assume o setubalense, que no dia 23 do mês passado completou 86 anos de idade e será, certamente, um dos mais velhos em ação na São Silvestre El Corte Inglé, iniciativa que volta a ser apoiada por Record.
A correr com as cores do Sporting "há 68 anos", Armando Aldegalega conta-nos alguns dos 'segredos' para a longevidade e vitalidade que ainda apresenta na corrida, mesmo que seja… ao seu ritmo. "Tenho tido sempre uma preparação específica. Antes como atleta de alta competição, agora mantendo a forma com treino adequado à minha idade. Graças a Deus vou tendo saúde e por isso posso juntar o útil ao agradável, apresentar-me bem mediante a minha idade", diz, deixando um conselho a todos os outros amantes e praticantes da corrida: "O importante é cada um apresentar-se na melhor forma e condição possível."
Corridas 'míticas'
"As São Silvestre são corridas muito antigas, que têm um significado muito grande para os atletas da minha geração. O Carlos Lopes e o Manuel Faria ganharam duas vezes a São Silvestre do Brasil por exemplo", explica o 'senhor Armando', que em outubro apresentou a sua autobiografia.
A fechar, deixa o apelo a quem já confirmou a sua presença na São Silvestre El Corte Inglés, mas também àqueles que ainda estejam na dúvida: "Desde os 8 aos 80, vamos estar lá, com grande alegria e ânimo, com juventude misturada à idade. Tenho a certeza de que vai ser muito bonito."
Por André Antunes PereiraHugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países