O anel de Buenos Aires, o terço e a veste vermelha: o que significa a roupa de Francisco?

Foto: AP
Foto: AP
Foto: AP
Foto: AP

1/4

O corpo do Papa Francisco está em câmara ardente na Capela de Santa Marta e daí sairá amanhã de manhã para a Basílica de São Pedro

Os restos mortais do Papa Francisco foram expostos esta terça-feira na Capela de Santa Marta, complexo onde viveu durante o seu pontificado. Era sabido que Francisco, que morreu na segunda-feira de manhã, queria que os rituais fúnebres tradicionais fossem simplificados. Ainda assim, o corpo apresenta alguns detalhes simbólicos.

O corpo de Francisco não foi embalsamado, como é habitual, foram-lhe apenas injetadas substâncias para atrasar a decomposição, uma vez que o funeral está marcado para sábado e até lá será velado na Basílica de São Pedro (para onde será transladado amanhã), descreve o jornal italiano 'Corriere della Sera'. Francisco encontra-se vestido com os paramentos sagrados: a casula vermelha, cuja cor simboliza o amor e também o sangue derramado por Cristo, que os padres usam no Domingo de Ramos, na Sexta-feira Santa, na Exaltação da Cruz e no Pentecostes. Veste ainda a mitra e o pálio (uma espécie de estola, neste caso com cruzes pretas), ambos de cor branca. Segundo a tradição, os pálios papais são feitos com a lã de dois cordeiros dos monges de Tre Fontane e tecidas pelas freiras de clausura de Santa Cecília, ambos em Roma.

PUB

Por vontade do Papa, o seu corpo foi depositado num simples caixão de madeira e zinco e não sobre um catafalco (plataforma elevatória onde os Papas normalmente são colocados) ou em três caixões.

Nas mãos, Francisco mantém o anel de prata que trouxe para o Vaticano quando era bispo de Buenos Aires e não o anel do pescador de ouro, que os papas recebem na missa solene de início do pontificado e que é partido quando morrem, para simbolizar o fim do seu poder temporal.

Entre os dedos está ainda um terço. Sinal da devoção de Francisco a Maria - tanto que pediu para ser sepultado numa basílica mariana, a de Santa Maria Maior. 

PUB

A tradição indica ainda que no caixão deve ser colocado, num tubo metálico, o "rogito", ou seja, o escrito que contém um breve resumo do seu pontificado. Bem como a medalha e as moedas cunhadas durante o tempo em que foi Papa. Estes objetos deverão estar fora dos olhares públicos.

Por Sábado
2
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB