O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse esta quarta-feira na Índia que o Presidente venezuelano, Hugo Chávez, era um amigo de Portugal, sempre respeitou a comunidade portuguesa e marcou a história recente da América Latina.
"O Presidente Chávez marcou indiscutivelmente a história recente da Venezuela e da América Latina. Durante os seus mandatos tivemos provas de amizade com Portugal que eu quero neste momento sublinhar", disse Paulo Portas aos jornalistas. "Por um lado, o Presidente Chávez sempre respeitou a comunidade portuguesa na Venezuela, que é muito significativa, por outro, do ponto de vista das relações económicas, elas atingiram um patamar elevado e novo", disse o chefe da diplomacia portuguesa.
"O Presidente Chávez foi um amigo de Portugal e, por isso mesmo, eu já escrevi ao vice-presidente Nicolas Maduro e ao meu colega ministro dos Negócios Estrangeiros, expressando as condolências do Governo português", concluiu o ministro dos Negócios Estrangeiros que cumpre uma visita à Índia.
Estava prevista para março a realização em Caracas de uma visita da Comissão Mista de Acompanhamento Portugal/Venezuela.
O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu na terça-feira em Caracas, às 16 e 25 locais (20 e 55 em Lisboa), quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, a 11 de dezembro de 2012, em Havana, e quase cinco meses depois de ter sido reeleito para o seu terceiro mandato, em 7 de outubro.
Chávez, que morreu com 58 anos, regressou à Venezuela em 18 de fevereiro, ficou internado no Hospital Militar de Caracas e não chegou a tomar posse como Presidente, ficando o lugar assegurado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, numa decisão autorizada pela Justiça venezuelana apesar dos protestos da oposição.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela anunciou que Nicolás Maduro, assumirá formalmente as funções de Presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições.
Serviço abre apenas a partir das 10H30
Alto-Comissário apelou a "ações imediatas para pôr fim à carnificina", afirmando que a comunidade internacional “está a falhar no seu dever"
A higiene dos ouvidos é muitas vezes esquecida, mas fundamental para a saúde de cães e gatos.
São os únicos em Portugal e combinam boa comida e momentos de ternura com felinos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Antigo internacional inglês foi estrela no pré-jogo do Farnham Town
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos