Luciano Gonçalves considerou "evitável" o comunicado do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a propósito do ocorrido no Casa Pia-Sporting, nomeadamente pelo facto de ter sido anunciado nessa mesma nota que a equipa VAR iria ficar suspensa por tempo indeterminado. O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) diz não concordar que "seja necessário condenar publicamente os árbitros", ainda que deixe claro compreender que haja "responsabilidade e responsabilização" pelos erros cometidos.
Por outro lado, Luciano Gonçalves destacou a postura de Filipe Martins nos comentários que fez após a partida, considerando que a "enorme elevação" demonstrada serve de "grande exemplo".
Leia a publicação na íntegra
"Ninguém está acima das consequências dos erros, fazem parte do jogo. Tem de haver responsabilidade e responsabilização, desde que o objetivo seja melhorar e prevenir que os erros não voltem a suceder.
Assumir os erros é sempre sinal de grandeza, comunicar é um sinal de abertura e transparência, e quero acreditar que assim será até à última jornada.
Se estamos de acordo que os erros devem ser assumidos e ter consequências, já não concordo que seja necessário condenar publicamente os árbitros. É perfeitamente evitável deixar em comunicado que a equipa VAR iria ficar suspensa por tempo indeterminado, pois quando se condena desta forma, também se deve defender assim quando injustamente são atacados na sua honorabilidade e seriedade.
O mister Filipe Martins conseguiu fazê-lo com enorme elevação. Obrigado pela compreensão do erro e, acima de tudo, pela palavra de confiança nos árbitros envolvidos. Foi um grande exemplo, Míster."
Tecnologia em fase experimental
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Hélder Carvalho
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Iancu Vasilica
Jogos com Nacional e E. Amadora mereceram avaliação 'insatisfatória' do CA da FPF
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo