Época 2025/26 arranca com o Top 6 da UEFA na mira: «Queremos elevar a fasquia»

Reinaldo Teixeira aponta à subida no ranking até 2028
• Foto: José Gageiro/Movephoto

Em dia de arranque oficial da edição 2025/26 da Liga Portugal Betclic, o organismo liderado por Reinaldo Teixeira, que tutela o futebol profissional português, revelou o objetivo que guiará as suas ações futuras, em conjunto com as sociedades desportivos, restantes agentes e instituições: subir ao 6.º lugar no ranking UEFA até 2028.

"Atingir a sexta posição do Ranking UEFA terá um impacto enorme na visibilidade de equipas, treinadores, jogadores, parceiros e da própria Liga Portugal Betclic no mercado internacional e, obviamente, para o rendimento de cada sociedade desportiva", refere o presidente da Liga Presidente, dando conta da delineação de um plano ambicioso denominado 'Meta 2028' com vista à concretização desse desígnio.

PUB

Nesse âmbito, "a Liga Portugal Betclic tem de crescer como um todo, dentro e fora das quatro linhas", frisou o dirigente, explicando ser "fundamental aumentar as receitas de todas as sociedades desportivas, tornando-as mais relevantes internacionalmente". Segundo Reinaldo Teixeira, "além do processo de centralização já em curso", a Liga Portugal entende que o futebol profissional está capaz de suportar a diversificação de objetivos e a definição de metas internacionais mais ambiciosas".

O plano 'Meta 2028' incidirá, por isso, nas áreas comerciais, de bilhética e de receitas de transferência, no que diz respeito às iniciativas fora de campo, enquanto dentro das quatro linhas alguns dos aspetos identificados para melhorar a qualidade do jogo e de o tornar mais competitivo e atraente incluem a qualidade dos relvado, o aumento do tempo útil de jogo e a redução do número de faltas.

Elevar a fasquia na primeira época de um novo ciclo

PUB

Além da meta para o futuro do futebol profissional português, Reinaldo Teixeira deixou também os seus votos para a temporada que esta sexta-feira se inicia. "Começa hoje mais uma temporada, a primeira de um novo ciclo, e queremos elevar a fasquia. Deixo votos de uma excelente época a todas as Sociedades Desportivas e, em particular, aos adeptos. Contamos com o contributo de todos. O que queremos é uma temporada competitiva e memorável, repleta de emoção e espetáculo", afirmou.

Sistema multibola é novidade

Depois dos testes na final four da última edição da Allianz Cup, assim como, mais recentemente, nos playoffs de acesso à Liga Portugal Betclic e à Liga Portugal Meu Super, a reposição das bolas em 2025/26 passará a ser feita através do sistema multibola. Significa isto que serão colocadas várias bolas em pontos específicos junto às linhas laterais. Essa missão será cumprida pelos apanha-bolas, que deixarão de entregar os esféricos aos jogadores. A medida tem como objetivo melhorar a fluidez e o ritmo do jogo, de forma a aumentar o tempo útil de jogo.

PUB

Por Marques dos Santos
1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Nacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB