A transferência de Renato Sanches para o Bayern Munique, anunciada de surpresa há quase um ano, fez-se por 35 milhões de euros, mais 45 millhões mediante objetivos. E se alguns deles seriam mais complicados de alcançar - 20 milhões pela presença nos três nomeados para a Bola de Ouro e no onze do ano da FIFA -, outros, como o número de encontros efetuados, não seriam teoricamente difíceis de atingir. Foi nesse prisma que ficou, então, acordado entre águias e bávaros que os portugueses receberiam 5 milhões por cada 25 jogos (e jogos entende-se, aqui, fazer nem que seja um minuto) de Renato Sanches, até perfazer um total de 25 milhões, independentemente da época. Isto num contrato de cinco anos. Ou seja, o objetivo tinha tudo para ser facilmente cumprido, dado o número elevado de encontros que o Bayern disputa por temporada.
Contudo, a realidade trouxe um cenário diferente. Renato Sanches tem sido relegado para o banco e, até ao momento, realizou 23 encontros pelo tetracampeão alemão. Com pelo menos sete jogos pela frente em 2016/17, é presumível que o internacional português venha efetivamente a chegar à fasquia que permitirá à SAD do Benfica encaixar mais 5 milhões. Mas tudo pode depender do trajeto da equipa de Carlo Ancelotti, que nos últimos dois jogos não utilizou sequer o jovem médio, em partidas teoricamente mais complicadas. Avaliando por este cenário, Renato também não deverá atuar na próxima semana, na 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, onde o Bayern tentará no Santiago Bernabéu inverter a derrota sofrida na Alemanha com o Real Madrid (1-2).
A favor do Benfica (e de Renato) está, porém, o facto de o Bayern ter oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado na Bundesliga. Com o penta a poder ficar consumado dentro de duas jornadas - contando com escorregadelas do RB Leipzig - , ficaria a porta aberta a uma utilização sem pressão do melhor jovem do continente europeu. Faltam, nesta altura, cinco jornadas, e é no campeonato que Renato tem mais hipóteses de ser utilizado, dada então essa diferença entre o líder e o perseguidor.
Na melhor das hipóteses, os sete jogos garantidos poderão passar a 11 caso o Bayern chegue às finais da Champions e da Taça. Só que tal cenário parece improvável no que respeita à principal competição de clubes da UEFA, dada a vantagem do Real Madrid na eliminatória. Assim sendo, oito partidas será um número expectável.
O CALENDÁRIO DO BAYERN ATÉ FINAL
.Real Madrid (f) - 2.ª mão dos 'quartos' da Liga dos Campeões*
.Mainz (c) - Bundesliga
.Borussia Dortmund (c) - meias-finais da Taça*
.Wolfsburgo (f) - Bundesliga
.Darmstadt (c) - Bundesliga
.RB Leipzig (f) - Bundesliga
.Friburgo (c) - Bundesliga
*Disputará pelo menos mais três jogos se passar as eliminatórias em questão
Médio de 19 anos somou os primeiros minutos pela equipa principal frente ao Nápoles, na Champions
Jovem defesa, que se estreou pela equipa principal na Champions, concedeu uma entrevista aos canais oficiais do clube
Clube argentino pretende comprar metade do passe
Alemão liderava a prospeção dos suíços quando Renato Veiga foi contratado e em que foi feita uma aposta na robustez física
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana