Bruno Baião, capitão da equipa de juniores do Benfica, está internado nos cuidados intensivos do Hospital Curry Cabral devido a duas paragens cardíacas (a segunda já no hospital). No final da noite de ontem os médicos declararam que o seu estado é "estacionário mas muito grave". As próximas 24 horas serão decisivas.
Depois de dez horas de muita indefinição, José António Malhado, Director do Serviço de Urgência informou: "O Bruno está em situação estacionária e o tempo joga a seu favor. No entanto, há que manter os pés bem assentes na terra. A situação é muito grave".
Pedro Canas Mendes, director do Hospital Curry Cabral, acompanhou de perto a evolução do jogador e assistiu ao caterismo a que Bruno foi submetido. "O jovem foi submetido a um exame cardiológico (cateterismo) para se detectar a possibilidade de um enfarte do miocárdio. Esta foi excluída. O Bruno vai continuar nos cuidados intensivos para investigarmos as causas da paragem. Não foi também detectada nenhuma lesão coronária. Os vasos estão desimpedidos e a funcionar. Não obstante o exame ter corrido bem, as situações de paragem cardíaca tem desenvolvimentos imprevisíveis. Resta acrescentar que o INEM teve a intervenção necessária, adequada e possível", declarou.
Refira-se que Bruno Baião no seu passado clínico já tinha o registo de complicações cardíacas. O jogador parou mesmo de competir devido a algumas palpitações. Então foram feitos exames que mostraram modificações do ritmo cardíaco, mas os mesmos demonstraram não haver alterações estruturais no coração e a estabilidade da actividade eléctrica em competição. Bruno Baião retomou a actividade em Março de 2002.
As próximas horas serão determinantes, pois há ainda a hipótese do jogador sofrer lesões cerebrais devido ao período de inanimação.
Último treino
Bruno no final do treino sentiu-se indisposto e confessou-o a alguns colegas. De seguida, deslocou-se ao café Torradinhas, com o companheiro Tiago Santos. Enquanto era informado, telefonicamente, pelo seu empresário, Paulo Barbosa, que o Benfica pretendia assinar contrato profissional (o médico João Paulo Almeida admitiu que a causa da paragem fosse emocional), caiu no chão inanimado.
O dono do café chamou a ambulância, enquanto Tiago Santos pediu socorro. As primeiras massagens cardíacas foram efectuadas pelo jogador Tiquinho que, minutos depois, foi substituído pelo enfermeiro Acácio Clemente. Passada meia hora chegou a ambulância.
Luís Filipe Vieira visita jovem jogador
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, deslocou-se ao Hospital Curry Cabral para inteirar-se pessoalmente sobre o estado clínico de Bruno Baião. O dirigente do clube encarnado entrou na unidade de saúde por volta das 19.30 horas, falou com os médicos, observou o jogador e ainda falou com os pais do jovem, que tentou confortar. Depois abandonou o recinto, visivelmente comovido, evitando fazer quaisquer comentários. Recorde-se que no falecimento de Fehér o dirigente tomou uma atitude semelhante. Recebeu os familiares mais próximos do ex-jogador, acompanhou-os e tentou resolver todos os problemas burocráticos que surgiram no processo de transladação do corpo.
Médio de 19 anos somou os primeiros minutos pela equipa principal frente ao Nápoles, na Champions
Jovem defesa, que se estreou pela equipa principal na Champions, concedeu uma entrevista aos canais oficiais do clube
Clube argentino pretende comprar metade do passe
Alemão liderava a prospeção dos suíços quando Renato Veiga foi contratado e em que foi feita uma aposta na robustez física
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana