O dérbi da Invicta, entre Boavista e FC Porto, da última jornada da Liga Betclic, rendeu um total de 46.909 euros em multas a dividir pelos dois clubes. Os dragões vão pagar um total de 30.197 euros, ao passo que os axadrezados desembolsam 16.712 euros. O caso mais inusitado relaciona-se com o arremesso, por parte dos adeptos do FC Porto, de câmara de CCTV do Estádio do Bessa para o relvado durante o encontro.
No que toca aos dragões, este episódio, que segundo o relatório aconteceu aos 53 minutos, foi relatado pelas forças de autoridade após o encontro. "O sub intendente referiu que tal objeto foi retirado da 'zona dos bares' nível 2", pode ler-se no relatório do Conselho de Disciplina, que enquadra o ilícito no "arremesso de objetivo sem reflexo no jogo", entre outros engenhos pirotécnicos. Pelo facto, o FC Porto pagará 10.200 euros.
O valor mais avultado, de 12.240 euros, refere-se a "arremesso de objetos com reflexo no jogo", nomeadamente ao minuto 37, quando uma série de tochas lançadas por adeptos do FC Porto para o relvado manteve "o jogo interrompido por 2 minutos". Além destes factos, há ainda multas por: uso de engenhos pirotécnicos (5.740 euros); comportamento incorreto do público, entre cânticos insultuosos e arremesso de bóias (1.224 euros); a entrada de Henrique Monteiro, diretor do FC Porto, no relvado após o final do jogo (640 euros); além dos cartões mostrados a jogadores (153 euros).
Pelo lado do Boavista, o grosso das multas relaciona-se com a "falta de apresentação de treinador principal" - Stuart Baxter foi inscrito na ficha de jogo como delegado -, o que valeu à SAD uma multa de 6.452 euros. Seguiram-se também sanções por "uso de engenhos pirotécnicos" (4.210 euros); o facto de Stuart Baxter ter estado de pé a dar indicações (490 euros); comportamento incorreto do público (730 euros); entrada e permanência de objetos não autorizados (561 euros); entrada ou permanência de pessoas não autorizadas (420 euros); e admoestações disciplinares aos jogadores (199 euros).
O Conselho de Disciplina, por fim, abriu ainda um processo disciplinar ao Boavista relacionado com a visita ao AVS SAD, na 32.ª jornada. O objeto do procedimento não é conhecido, mas, recorde-se, nesse encontro um adepto dos axadrezados agrediu um bombeiro já no exterior do Estádio do Aves e após o final do encontro.
Conselho de Disciplina privilegia 'Field Play Doctrine'. É pouco provável um castigo, mas inquirições ao árbitro e VAR serão decisivas
Médio apontou um golo e fez uma assistência no triunfo (6-0) frente à Bielorrússia
Jogador dos dragões também assistiu diante da Bielorrússia
SAD penalizada pelo Conselho de Disciplina devido ao comportamento do público na receção ao Benfica
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer