O dérbi da Invicta, entre Boavista e FC Porto, da última jornada da Liga Betclic, rendeu um total de 46.909 euros em multas a dividir pelos dois clubes. Os dragões vão pagar um total de 30.197 euros, ao passo que os axadrezados desembolsam 16.712 euros. O caso mais inusitado relaciona-se com o arremesso, por parte dos adeptos do FC Porto, de câmara de CCTV do Estádio do Bessa para o relvado durante o encontro.
No que toca aos dragões, este episódio, que segundo o relatório aconteceu aos 53 minutos, foi relatado pelas forças de autoridade após o encontro. "O sub intendente referiu que tal objeto foi retirado da 'zona dos bares' nível 2", pode ler-se no relatório do Conselho de Disciplina, que enquadra o ilícito no "arremesso de objetivo sem reflexo no jogo", entre outros engenhos pirotécnicos. Pelo facto, o FC Porto pagará 10.200 euros.
O valor mais avultado, de 12.240 euros, refere-se a "arremesso de objetos com reflexo no jogo", nomeadamente ao minuto 37, quando uma série de tochas lançadas por adeptos do FC Porto para o relvado manteve "o jogo interrompido por 2 minutos". Além destes factos, há ainda multas por: uso de engenhos pirotécnicos (5.740 euros); comportamento incorreto do público, entre cânticos insultuosos e arremesso de bóias (1.224 euros); a entrada de Henrique Monteiro, diretor do FC Porto, no relvado após o final do jogo (640 euros); além dos cartões mostrados a jogadores (153 euros).
Pelo lado do Boavista, o grosso das multas relaciona-se com a "falta de apresentação de treinador principal" - Stuart Baxter foi inscrito na ficha de jogo como delegado -, o que valeu à SAD uma multa de 6.452 euros. Seguiram-se também sanções por "uso de engenhos pirotécnicos" (4.210 euros); o facto de Stuart Baxter ter estado de pé a dar indicações (490 euros); comportamento incorreto do público (730 euros); entrada e permanência de objetos não autorizados (561 euros); entrada ou permanência de pessoas não autorizadas (420 euros); e admoestações disciplinares aos jogadores (199 euros).
O Conselho de Disciplina, por fim, abriu ainda um processo disciplinar ao Boavista relacionado com a visita ao AVS SAD, na 32.ª jornada. O objeto do procedimento não é conhecido, mas, recorde-se, nesse encontro um adepto dos axadrezados agrediu um bombeiro já no exterior do Estádio do Aves e após o final do encontro.
Nuno Pinto da Costa partilha excerto do livro 'Azul até ao fim'
Jovem recebeu o Dragão de Ouro de Futebolista
Saiba quem foi premiado na gala que distingue os melhores do universo portista
Presidente deixou ainda uma mensagem aos dragonados: "É um ponto de passagem que vos liga ainda mais ao FC Porto"
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Treinador português quer lançar novos jogadores