_
O plantel portista apenas efectuou um treino ontem em virtude do encontro amigável com o Auxerre no dia anterior, mas nem por isso o desgaste dos jogadores terá sido menor em relação aos dias com duas sessões de trabalho.
Octávio Machado optou por realizar um treino de conjunto, dividindo o plantel em três equipas – duas de oito e uma de sete elementos –, mas num sistema em que todas estavam em permanente actividade. O esquema do exercício obedeceu a uma estratégia curiosa: duas equipas defrontavam-se mas os jogadores do terceiro conjunto acompanhavam as movimentações em toda a extensão do terreno, uma vez que assumiam de imediato uma condição activa sobre a bola no lugar da equipa que perdesse o controlo do esférico ou sofresse um golo. Um treino muito exigente mas "rasgadinho", pela grande entrega dos jogadores em cada disputa de bola.
A derrota do FC Porto na partida com o Auxerre não parece ter minado a confiança dos adeptos, a julgar pelas dezenas de emigrantes que ontem fizeram questão de marcar presença no treino da equipa. A visita de trabalhadores portugueses em França ao local de estágio do FC Porto tem sido uma constante desde o início, mas o facto de ontem ser domingo acentuou o fluxo de pessoas, o que deu um maior colorido ao treino, sobretudo, pela forma bastante interventiva como se comportaram, aplaudindo as melhores jogadas.
Nélson Puga de luto pelo falecimento do pai
O médico portista Nélson Puga está de luto pelo seu pai, Manuel Puga, que faleceu sábado, no Porto, vítima de doença prolongada. O clínico portista abandonou domingo o estágio portista para se juntar à sua família nas cerimónias fúnebres. O funeral de Manuel Puga, cujo corpo foi cremado ontem, depois de ter estado em câmara ardente na Igreja do Foco, realiza-se segunda-feira em Vila Nova de Cerveira. A Nélson Puga e à família apresentamos as mais sentidas condolências.
Rubens sem ruptura fez apenas corrida
A evolução física do lateral Rubens Júnior não confirmou a ruptura muscular de que, a princípio, os médicos suspeitaram. Segundo as informações que o departamento médico forneceu à Imprensa, ontem, o brasileiro padece de um problema na virilha direita do qual recuperou o suficiente para poder fazer corrida em relvado, como aconteceu no treino vespertino.
Chainho e Nélson com ligeiras contusões
O médio Chainho e o lateral Nélson cumpriram ontem um programa de trabalho condicionado. Os dois jogadores apresentaram pequenas contusões resultantes de pancadas sofridas no jogo de sábado com o Auxerre. A situação de Chainho é um pouco mais séria do que a de Nélson e, ao contrário do companheiro, que pôde fazer corrida, limitou-se a exercícios específicos menos exigentes.
Pinto da Costa seguiu treino de domingo
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, seguiu atentamente o treino de ontem do plantel em Clarefontaine. O líder dos dragões optou por uma posição recatada, ocupando o lugar junto a um dos vértices do relvado no extremo oposto ao que habitualmente é ocupado pelos jornalistas e pelos visitantes e recolheu de imediato à residência da comitiva portista, cumprindo o percurso num carrinho eléctrico, do tipo dos que são utilizados nos campos de golfe.
Costinha e Sousa limitados a corrida
O médio Costinha e o lateral-direito Sousa evoluíram favoravelmente dos respectivos problemas físicos, mas ainda não foi ontem que receberam alta do departamento clínico. Ambos os jogadores se limitaram a corrida em torno do relvado enquanto os companheiros disponíveis realizavam o treino de conjunto. No entanto, os médicos portistas prevêem que Costinha já possa retomar hoje os treinos sem limitações.
Associação Portuguesa de Defesa do Adepto exige esclarecimentos
José Manuel Neves falou na homenagem aos cinco dragões campeões do Mundo sub-17 por Portugal
Médios do FC Porto cumpriram tradição antiga e anteciparam o Natal aos pacientes
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão