Está totalmente definida a estrutura de futebol do Sporting para a próxima temporada. Ao início da tarde de ontem, em comunicado oficial no site do clube, os leões confirmaram o que Record já havia adiantado: Nélson Caldeira, António Vieira e Nélson Pereira vão mesmo acompanhar Leonardo Jardim em Alvalade, existindo, ainda, uma novidade: Miguel Moita, de 29 anos, será o observador da equipa técnica do madeirense, ele que o acompanha desde a estada no D. Chaves, em 2008/09.
Quem são? Nélson Caldeira, de 40 anos, é natural do Funchal e excetuando o treinador dos guarda-redes, foi o último elemento recrutado por Jardim para estruturar o seu grupo de trabalho. Especialista na metodologia de treino e preparação física, é o braço-direito do conterrâneo e aquele que o ajudará a decidir sobre as melhores opções a tomar; já António Vieira, de 49, funcionará como o elo de ligação entre Leonardo e o balneário, uma espécie de motivador de homens. É, igualmente, o elemento que presta auxílio em toda a logística. Miguel Moita será o “espião” dos adversários do Sporting. Falta o homem da casa: Nélson Pereira, treinador de guarda-redes e o único que transita da temporada anterior.
Mal-estar
Em situação contrária está Oceano Cruz. O antigo treinador-adjunto de Franky Vercauteren e Jesualdo Ferreira, de 50 anos, foi apanhado de surpresa com a decisão da direção de Bruno de Carvalho em prescindir dos seus serviços depois de ter visto os três candidatos à presidência dos leões afirmarem que o antigo capitão dos leões faria parte dos planos para o atual mandato. A previsão era que Oceano ficasse com o cargo de “treinador-adjunto residente”, um dos pontos do programa da lista B, mas a palavra final de Leonardo Jardim foi essencial na decisão de deixá-lo cair no renovado elenco.
Definido
Na equipa B, também está tudo definido: José Dominguez e Hugo Porfírio abandonam o comando da formação que terminou a 2.ª Liga no 4.º posto, com Abel, ex-técnico dos juniores, a subir na hierarquia. José Lima, até então coordenador da formação verde e branca, é o escolhido para suceder ao ex-lateral. Luís Pedrosa deixa os juvenis, Bento Valente será o coordenador técnico da formação e Miguel Sampaio diretor do departamento pedagógico.
(clique no quadro)
A motivação gerada pelo golo ao Marselha aliada à necessidade do técnico em gerir o grupo justifica opção
Tubarões europeus – com rivais de Manchester e Tottenham à cabeça – preparam investida em janeiro. Varandas e companhia confiam no pacto selado com o médio no verão
Criativo de 27 anos assinalou marca de 53 assistências pelo clube de Alvalade
Comportamento dos adeptos custou caro aos leões
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
James Tavernier deixa críticas aos colegas após desaire com o Brann (0-3)