Os pais do futebol, afinal, não são os ingleses. Para a Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Inglaterra é realmente a criadora do futebol moderno, enquanto os fundamentos básicos da modalidade foram "inventados" na China antiga, muitos séculos antes da sua difusão pelo Velho Continente.
O pioneirismo dos chineses vai ser reconhecido oficialmente durante a Taça da Ásia de selecções, que irá decorrer entre 17 de Julho e 7 de Agosto, nas cidades de Pequim, Jinan, Chongqing e Chendu.
"Antes de o futebol aparecer na Europa, a forma inicial da modalidade teve início na China", confirmou o vice-presidente da FIFA, Jerôme Champagne, em declarações à agência noticiosa "Nova China".
Num primeiro momento, a FIFA pretendia fazer o anúncio da "paternidade" chinesa durante o Mundial Feminino do ano passado, mas o facto de a prova ter sido transferida para os Estados Unidos, por causa do surto de pneumonia atípica, fez com que o órgão sediado em Zurique, na Suíça, alterasse os seus planos.
A China não tem tradição na prática do futebol, embora a modalidade esteja em franca progressão no país. Prova disso foi a sua estreia absoluta em Mundiais, no Coreia/Japão de 2002, apesar de não ter passado da primeira fase. O futebol na China remonta a 2 500 anos antes de Cristo, quando um jogo chamado "Jiuju" começou a ser disputado como treino para soldados.
O disco só virou graças à alma leonina, à superioridade numérica... e ao VAR
Líder do Paris SG não esquece as grandes figuras do passado
Extremo do Sporting saltou do banco para ajudar a equipa a virar o resultado frente ao Marselha
Icónico treinador francês acredita que Mikel Arteta vai ser campeão
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Filipe Celikkaya confiante para a receção ao Orlando City; David Costa defronta Diogo Gonçalves