O extremo do Portimonense Hélio Varela prometeu esta segunda-feira "dar tudo" no regresso à seleção de Cabo Verde, na cidade da Praia, depois de ter renunciado à participação na Taça das Nações Africanas (CAN'2023).
"Ainda me dói um bocado o facto de não ter representado o meu país" na CAN'2023, afirmou o extremo, em declarações à agência Lusa.
Hélio Varela faz parte dos convocados dos Tubarões Azuis para os jogos do torneio FIFA Séries, um projeto-piloto para dar oportunidade às seleções menos cotadas de diferentes confederações de realizar jogos particulares entre si, num único país.
O extremo do Portimonense foi convocado por Cabo Verde para a CAN'2023, que decorreu entre janeiro e fevereiro, na Costa do Marfim, mas renunciou à convocatória, uma decisão que gerou muitas críticas e incompreensão no arquipélago.
"Se tivesse visto de fora também teria entendido da mesma maneira", referiu o jogador, dizendo que foi visto com o "culpado da história", mas esclareceu que "nem tudo" o que saiu na altura nas notícias é verdadeiro.
Em declarações à Lusa, disse que está a tentar a ultrapassar o caso e que, agora, está "muito feliz", prometendo "dar tudo" pela seleção cabo-verdiana.
"Prometo a entrega de sempre, honrar essa camisola que é muito grande, não só por aquilo que fez na CAN, mas por tudo aquilo que tem vindo a fazer", garantiu.
O extremo internacional cabo-verdiano, uma das principais figuras do Portimonense, renovou em fevereiro contrato com os algarvios até 30 de junho de 2026.
Varela disse à Lusa que o objetivo é "acabar a época bem" e "garantir a manutenção" na Liga Betclic.
Depois de uma temporada na equipa de sub-23 do Portimonense, Hélio Varela, de 21 anos, foi aposta no início desta época para o plantel principal, somando desde então 25 jogos oficiais e cinco golos.
Quatro vezes internacional por Cabo Verde, o extremo é natural de Almada e passou na sua formação por Monte da Caparica, Charneca da Caparica, Cova da Piedade, Vitória de Setúbal e Amora, clube no qual iniciou a carreira de sénior, passando ainda pelo Sintrense antes de chegar ao Algarve.
Após 26 jornadas disputadas, o Portimonense ocupa o 16.º lugar da Liga Betclic, com 23 pontos.
Por LusaAl Hilal vence com golo do ex-Benfica e fica a apenas 1 ponto do líder Al Nassr, que joga este sábado
Avançado do Nice diz que fez bem ao médio a mudança para a capital francesa para mudar os seus hábitos
Restantes encontros da 18.ª jornada serão realizados no sábado (27) e no domingo (28)
Os altos, os baixos e o longo caminho ainda por percorrer em Old Trafford
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir