O Salzburgo cumpre, esta quinta-feira, o 14.º jogo oficial da temporada, mas atravessa um ciclo negativo com um empate e duas derrotas seguidas no campeonato da Áustria. Prepara-se para receber o FC Porto, que chega à terra natal de Mozart com a corda toda, após 6 vitórias em 6 jogos. Thomas Letsch, treinador do Salzburgo, não se ilude em relação às aspirações na competição, mas espera que a sua equipa tenha coragem.
"Temos aqui um adversário de grande calibre perante nós, estamos contentes de defrontar o FC Porto, uma equipa top, participou no Mundial de Clubes e tem um novo treinador. Vai ser um desafio interessante, partindo do princípio que tabela ainda não tem grande importância", começou por dizer o técnico alemão, de 57 anos.
"Eles têm uma equipa cheia de jogadores de classe mundial, o treinador mudou bastante o jogo comparando com anos anteriores. Com Farioli, o FC Porto exerce grande pressão. Só sofreram um golo e isso já significa como jogam, têm padrões claros, muita velocidade e temos de agir com coragem para os enfrentar. Não podemos vacilar, porque assim não vai dar…", acrescentou.
E o treinador olhou para algumas das principais figuras dos azuis e brancos. "Samu é um jogador que todos gostariam de ter na sua equipa, é difícil de controlar. O Alan Varela é um jogador chave na equipa, mas também há outros. Na baliza há Diogo Costa, que tem muitas internacionalizações. Falamos de valor de mercado, mas ainda bem que não é isso que decide os jogos, pois se fosse seria claro que ia ganhar", atirou, sendo que atualmente, de acordo com o 'Transfermarkt', o FC Porto tem um valor de mercado de 365,3 milhões de euros e o Salzburgo de 130 M€. "Vamos entrar com respeito, mas sempre sem medo", assegurou ainda, tendo colocado os azuis e brancos entre os candidatos à conquista da Liga Europa.
"O FC Porto é uma das equipas capazes de vencer a Liga Europa. Mas começamos agora a competição, por isso é cedo dizer se podem vencer ou não. O Porto tem uma das melhores equipas desta competição e queremos desafiá-los. Se estivermos afinados podemos dar luta a todos. Temos de nos focar no nosso jogo", destacou o técnico, que durante a manhã, no período do treino aberto à imprensa, cumprimentou os jornalistas lusos em bom português, pois chegou a viver algum tempo em Lisboa.
Alexander Schlager é o guarda-redes habitualmente titular na equipa do Salzburgo e foi o porta-voz do plantel na antevisão à receção aos dragões. O internacional austríaco, de 29 anos, espera que a sua equipa consiga reagir ao momento menos positivo que atravessa.
"Temos de estar a 100% em todos os pormenores, nada melhor do que jogar contra equipas de topo, precisamos de dias perfeitos e também é para isso que treinamos. Vamos dar tudo. Temos de começar bem os jogos e ganhar um sentimento de segurança. Ter autoconfiança independentemente dos resultados dos jogos passados", afirmou, ele que se prepara para enfrentar um dos grandes valores do futebol internacional na sua posição.
"Diogo Costa é um dos guarda-redes de elite, ele melhorou muito nos últimos anos. Estou muito empolgado por jogar contra ele, feliz por partilhar o relvado com ele, mas quero fazer o meu jogo", admitiu Schlager.
O encontro não terá lotação esgotada, longe disso, pois são esperados até 10 mil espectadores na Red Bull Arena, que foi um dos palcos do Euro'2008. São esperados cerca de 1.500 adeptos do FC Porto nas bancadas.