Uma das melhores descrições de Gareth Bale, o avançado do Tottenham cobiçado pelo Real Madrid, foi feita em março de 2012, por Micah Richards, o lateral direito do Manchester City: “Ele destroçou-me completamente. Não pára de correr e de fintar. Foi ridículo da minha parte”, confessou Richards, um jogador poderoso fisicamente e tido como um dos melhores defesas direitos ingleses.
A jogar no Tottenham desde 2007/08, após dois anos no Southampton, Bale transformou-se no mais cobiçado jogador a atuar na Premier League, ao ponto de o Real Madrid parecer disposto a pagar 70 milhões de euros ao clube londrino, com quem Gareth Bale tem ainda mais 3 anos de contrato.
Quando começou a dar os primeiros pontapés numa bola de futebol, no liceu de Whitchurch, em Cardiff, houve quem lhe vaticinasse uma boa carreira... como sprinter. O seu companheiro de turma e mais tarde capitão da seleção de râguebi do País de Gales, Sam Warburton, dizia, na brincadeira, que era o seu guarda-costas, já que Bale era “o lingrinhas” da equipa, alto e magro, mas rápido ao ponto de correr os 100 metros em 11 segundos. "Ele vai dar é jogador de futebol", disse Warburton.
Precoce
A verdade é que aos 16 anos ajudou a equipa de sub-19 da delegação local do Southampton a vencer um torneio local e com isso convenceu os responsáveis do clube a atribuir-lhe uma bolsa de futebol, levando-o para a sua equipa de juniores.
Depressa mostrou que era uma aposta ganha e estreou-se na equipa principal com pouco mais de 17 anos, o segundo mais novo de sempre na história do clube, atrás de outro fenómeno, Theo Walcott. A 27 de maio de 2006 tornou-se no jogador mais jovem de sempre a jogar pela seleção do País de Gales, com 16 anos e 315 dias, num particular com Trindade e Tobago em que fez a assistência para o golo da vitória por 2-1.
A progressão de Gareth Bale é impressionante, considerando que começou a jogar como defesa esquerdo porque, alegadamente, a sua frágil compleição física não lhe permitiria aventurar-se por terrenos mais adiantados. Nos primeiros anos no Tottenham lutou por ser afirmar como lateral esquerdo na equipa principal e apesar de alguns golos simbólicos, uma lesão no tornozelo direito provocada por uma entrada de Fabrice Muamba, então no Birmingham City, obrigou-o a uma paragens de vários meses, com uma interveção cirúrgica pelo meio.
Foi Harry Redknapp que decidiu adaptá-lo a extremo esquerdo, no início da época 2009/10, dizendo: “É um crime amarrar Bale à defesa. Ele precisa de libertar o seu futebol”. Redknapp foi mesmo ao ponto de lhe dar liberdade total de movimentos em alguns jogos, algo que passou a ser norma definitiva quando André Villas-Boas assumiu o comando da equipa, no verão de 2012.
A transformação do antigo defesa num extremo, que marcou 13 golos na época 2011/12, ficou completa quando o extremo se tornou num avançado sem posição fixa e concluiu a época de 2012/13 com 26 golos em todas as provas disputadas pelo Tottenham e mais 5 pela seleção do País de Gales.
Ao longo da temporada, Gareth Bale não perdeu uma única oportunidade para afirmar a sua proximidade com o treinador português, chegando ao ponto de baptizar a sua filha com o nome Alba Violet, segundo ele para ter as mesmas iniciais que André Villas-Boas. O que não se sabe, neste caso, é se Bale teve muita dificuldade em convencer a sua companheira e namorada desde os tempos de liceu, Emma Rhys-Jones, a aceitar a homenagem.
Saída acontece após "circunstâncias recentes", de acordo com o comunicado do clube inglês
Oficialização deve ocorrer ainda hoje
Liga inglesa tinha bloqueado um acordo de patrocínio com a Etihad Airways
Presidente honorário do Bayern confrontado com o interesse que o clube demonstrou em Florian Wirtz, que neste mercado rumou ao Liverpool
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano