O saltador em altura catari Mutaz Essah Barshim e a heptatlonista belga Nafissatou Thiam foram esta sexta-feira distinguidos como atletas do ano, no decorrer da gala anual da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que decorreu em Monte Carlo.
Tanto para o Qatar como para a Bélgica trata-se de uma estreia, assente nas excecionais prestações ao longo da época, sobretudo nos Mundiais de Londres.
Barshim, que derrota na lista de três finalistas o britânico Mo Farah (meio-fundo) e o sul-africano Wayde van Niekerk (200 e 400 metros), é mesmo o primeiro asiático a conseguir o troféu, sucedendo ao lendário jamaicano Usain Bolt.
Segundo da lista mundial de sempre, com 2,43 metros, a escassos dois centímetros do recorde do mundo do cubano Javier Sotomayor, Barshim ganhou todas as provas em que participou em 2017, incluindo o Mundial e prémio da Liga Diamante.
Thiam também se sagrou campeã em Londres'2017, um ano depois do ouro olímpico, e no meeting de Gotzis, na Áustia, passou pela primeira vez a barreira dos 7.000 pontos (7.013)
Competia na short list de atletas com a grega Ekaterini Stefanidi, atual melhor varista a nível mundial, e com a etíope Almaz Ayan, a fundista que triunfou na votação de 2016.
A IAAF não esqueceu Usain Bolt, no ano da despedida do velocista, e entregou-lhe o Troféu do Presidente, pela fantástica carreira
O prémio para treinador do ano foi para a sul-africana Ann Botha, de 75 anos, responsável por décadas de atletas no seu país, entre os quais Van Niekerk, o recordista mundial de 400 metros. Já os prémios de juventude, para as Estrelas Emergentes, foram para a venezuelana Yulimar Rojas e para o norueguês Karsten Warholm, campeões mundiais do triplo salto e dos 400 metros barreiras, respetivamente.
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League