Patrícia Mamona classificou-se esta sexta-feira em 10.ª no triplo salto do meeting de atletismo de Lausana, ficando, com um ensaio a 13,94 metros, a quase um metro de distância da vencedora, a colombiana Caterine Ibarguen.
Mamona, que já está qualificada para os Mundiais de Doha, em setembro e outubro, foi em crescendo nos três saltos que fez, com nulo, 13,75 e 13,94, o que não chegava para garantir mais três saltos, destinados ao top-8.
Na luta pelo pódio desta etapa da Liga Diamante, Ibarguen, atual campeã olímpica, levou a melhor sobre a venezuelana Yulimar Rojas, campeã do mundo e vice-campeã olímpica - com saltos de 14,89 e 14,82, respetivamente, num duelo disputado até ao fim, confirmando-se como as duas grandes especialistas da atualidade.
A cubana Liagdamis Povea, com um recorde pessoal de 14,77, fechou o pódio, à frente de duas jamaicanas, Shanieka Ricketts (14,65) e Kimberly Williams (14,62). A melhor europeia foi a grega Paraskevi Papachristou, sexta com 14,51.
A menos de três meses de Doha'2019, o ranking da época alterou-se fortemente, com quatro marcas de Lausana a entrarem para a lista das dez melhores.
Aqui, Rojas ainda comanda, com 15,06, seguida de Ibarguen, com 14,89, Povea, com 14,77, e Rickets, com 14,76.
As três portuguesas com marca para o Mundial no Qatar estão um pouco mais abaixo na tabela: Evelise Veiga é 19.ª, com 14,32, Mamona 21.ª, com 14,26, e Susana Costa 34.ª, com 13,95.
Na Liga Diamante do triplo salto, e após duas de quatro provas, Ibarguen reforçou a liderança, com 16 pontos, contra 11 de Ricketts e nove de Williams. Mamona é nona, com dois pontos.
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League