O antigo atleta russo Valery Brumel, campeão olímpico do salto em altura em 1964 e recordista mundial de 1961 a 1971, que hoje morreu aos 60 anos, foi um dos últimos representantes da técnica de rolamento ventral.
A pureza do seu estilo, que simboliza a idade de ouro antes da chegada do norte-americano Dick Fosbury, campeão olímpico em 1968, no México, fez do atleta russo de origem ucraniana um deus nos estádios ao longo de uma carreira excepcional, brutalmente interrompida devido a um acidente de moto, ocorrido a 6 de Outubro de 1965, em Moscovo.
Após seis operações à perna esquerda e três anos apoiado numa bengala, Brumel demonstrou grande coragem e determinação, regressando às competições para passar a fasquia a 2,00 metros, em 1969, e a 2,06 em 1970.
Nos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, Brumel apresentou-se como o campeão da Europa que conseguiu bater seis vezes o recorde mundial e que era invencível desde 1961.
Devido a uma lesão num joelho qualificou-se com dificuldade para a final, mas, depois de uma luta renhida, conquistou o título olímpico com um salto de 2,18 metros.
Depois de terminada a carreira desportiva, Brumel dedicou-se à escrita e uma das suas peças de teatro esteve em cena cinco temporadas no teatro Sverdlovsk.
Para o francês Michel Jazy, vice-campeão olímpico dos 1.500 metros em Tóquio, Brumel era um "fenómeno", um atleta "de grande classe dentro e fora dos estádios".
Portugal fecha competição com um totald e 16 pódios
Portugal soma já 10 medalhas na prova que decorre na Austrália
Ugandês chegou a andar dentro do ritmo de recorde mundial
Campeão do Mundo dos 1.500 metros continua em grande forma
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo