Orgulho no passado, mas com os olhos já focados no futuro. É desta forma que Joaquim Gomes, diretor da competição, faz o balanço de mais uma edição, na qual todos os principais objetivos foram cumpridos.
"Estamos a assinalar os 30 anos da Volta a Portugal do Futuro, algo que representava, por si só, um acréscimo de responsabilidade. Felizmente, tivemos uma enorme recetividade de todos os municípios. Foram mais de 25 aqueles que estiveram envolvidos, com destaque para os 8 onde aconteceram chegadas ou partidas", sublinhou, enaltecendo a importância dos parceiros: "Uma palavra de agradecimento para os nossos parceiros, entre eles, o nosso parceiro premium, entre aspas, o grupo Cofina, pelo grande destaque que deu a esta prova nas suas plataformas. Mas é um destaque merecido, ao dar a conhecer alguns daqueles que se vão afirmar como os grandes campeões do futuro. Este é o último patamar de ciclismo de formação, importante para a modalidade".
E ciente dos novos caminhos que o ciclismo deve percorrer, Joaquim Gomes lembra que "nas próximas semanas estará na estrada uma prova ainda com poucos anos, mas que terá enorme notoriedade, a Volta a Portugal feminina. Este tipo de contexto é o garante que as portas do ciclismo profissional estão abertas a muito curto prazo. Teria o maior orgulho em ver o corredor que venceu esta 30ª edição a discutir a muito curto prazo a Volta a Portugal ".
Próxima edição com cinco dias
Para o próximo ano, Joaquim Gomes tem um objetivo: que a prova passe a contar com mais um dia, destinado a um contrarrelógio individual: "Esse é o meu grande desejo. Recordo que na primeira edição, em 1993, na qual eu próprio fiz a dobradinha, a prova tinha, salvo erro, 9 dias. Se no próximo ano tivesse, pelo menos, mais um dia, era fundamental. Vamos trabalhar para isso".
Dinamarquês chega ao dia de descanso com 48 segundos sobre o português
Ciclista argentino venceu quatro das nove tiradas da competição
Britânico fez a última corrida da carreira aos 39 anos; Afonso Eulálio foi 6.º classificado
Fuga vingou em Monforte de Lemos sem perigar os favoritos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995