Ricardo Mestre (W52/FC Porto) é o novo líder do Grande Prémio de ciclismo JN, 'herdando' a camisola amarela do companheiro de equipa Rafael Reis, no final da terceira etapa disputada esta sexta-feira.
O corredor algarvio beneficiou da vitória da sua formação no contrarrelógio por equipas, esta tarde, em Matosinhos, no segundo sector da etapa, já depois de Vicente de Mateos (Aviludo/Louletano) ter passado pela liderança, após o triunfo, de manhã, no primeiro sector da etapa, em Vila Nova de Gaia.
Num dia em que a classificação geral sofreu modificações substanciais, Ricardo Mestre passa a liderar a corrida com 23 segundos de vantagem para Alejandro Marque (Sporting/Tavira) e 30 para Fabrício Ferrari (EFAPEL), que completam, respetivamente, o pódio.
As emoções da tirada até começaram com um percurso de 70 quilómetros, com partida e chegada em Vila Nova de Gaia, marcado por uma fuga protagonizada, ao quilómetro 20, por oito homens: Ricardo Mestre (W52-FC Porto), Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano), Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), Fabricio Ferrari (Efapel), Alejandro Marque (Sporting-Tavira), Raúl Rico e Filipe Cardoso (Vito-Feirense-PNB) e Rafael Lourenço (UD Oliveirense-InOutBuild).
Sem reação do pelotão, os fugitivos 'cavaram' uma vantagem e 3.20 minutos, que, apesar de ainda ter sido encurtada para quase metade, por ação da EFAPEL, não foi suficiente para que fossem os oito corredores a discutirem o triunfo numa reta da meta em subida.
Aí, a experiência de Vicente de Mateos suplantou a juventude de Rafael Lourenço, que, apesar de ter liderado o ataque, acabou por festejar demasiado cedo uma possível vitória, sendo ultrapassado, já em cima da linha de meta, pelo espanhol, que venceu a tirada por centímetros.
De Mateos vestiu, temporariamente, a camisola amarela, mas, no sector da tarde, num contrarrelógio por equipas, em Matosinhos, com 9,6 quilómetros, a equipa da W52/FC Porto acabou por ser mais forte, batendo toda a concorrência.
A 55 segundos dos 'dragões' neste exercício ficou a Aviludo/Louletano, forçando Vicente De Mateos a despir a amarela a integrá-la a Ricardo Mestre, que agora lidera com uma vantagem interessante em relação Alejandro Marque (Sporting/Tavira) e Fabrício Ferrari (EFAPEL).
Este sábado cumpre-se a quarta etapa, com um percurso de 130 quilómetros, com partida e chegada em Valongo.
O GP JN vai até 10 junho percorrer as estradas do norte do país, altura em que se saberá o sucessor de António Carvalho, vencedor da edição de 2018.
Por LusaDinamarquês chega ao dia de descanso com 48 segundos sobre o português
Ciclista argentino venceu quatro das nove tiradas da competição
Britânico fez a última corrida da carreira aos 39 anos; Afonso Eulálio foi 6.º classificado
Fuga vingou em Monforte de Lemos sem perigar os favoritos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995