Dificilmente o vencedor da Volta ao Algarve não sairá de uma equipa do World Tour. E são 13 as formações da elite mundial que vão competir entre esta quarta-feira e domingo no sul do país, apresentando argumentos para monopolizarem a prova em toda a linha. É pois contra este total favoritismo que se apresenta o pelotão nacional, à procura de um lugar ao sol, mas contra todas as expectativas.
A história dos vencedores da Volta ao Algarve diz-nos que a corrida foi ganha, desde 2007, por um ciclista da primeira linha do pelotão internacional, sendo que nos dois anos anteriores registaram-se precisamente as duas últimas vitórias portuguesas: João Cabreira (2005) e Hugo Sabido (2004). Desde aí, o melhor que têm conseguido é entrar no top dez, com Amaro Antunes a ser a principal figura do pelotão nacional na edição transata, ao terminar em 5º, depois de uma categórica vitória no Alto do Malhão. O ciclista algarvio, então da W52-FC Porto, já não está em Portugal, correndo esta semana na Andaluzia, agora com a equipa polaca CCC. Entre os dez primeiros ficaram ainda o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), em nono, e Edgar Pinto (LA) – agora corre na Vito-Feirense –, a fechar o top ten.
O figurino da Volta ao Algarve não foge muito ao que tem acontecido, ou seja, a organização, a cargo da Federação Portuguesa (FPC), faz questão de apresentar um menu que agrade a todos, ou seja, etapas para sprinters (duas, com as chegadas a Lagos e Tavira), para contrarrelógistas (uma, em Lagoa) e para trepadores (duas, com os finais na Fóia e Alto do Malhão).
A prova, de resto, e tendo em conta o nível das equipas que vão estar presentes, vai ter transmissão em direto pelo em dois canais: no Eurosport 2 e na TVI24.
Etapa Ligação kms
1.ª/hoje Albufeira - Lagos 192,6
2.ª/amanhã Sagres-Fóia 187,9
3.ª/sexta-feira Lagoa-Lagoa 0,3 km (CRI)
4.ª/sábado Almodôvar-Tavira 99,2 km
5.ª/domingo Faro-Malhão (Loulé) 173,5 km
AS EQUIPAS
World Tour: BMC (EUA), BORA-hansgrohe (Ale), FDJ (Fra), Lotto Soudal (Bel), Movistar (Esp), Quick-Step Floors (Bel), Dimension Data (Afs), Katusha-Alpecin (Sui), LottoNL-Jumbo (Hol), Sky (GB), Sunweb (Hol), Trek-Segafredo (EUA) e UAE Team Emirates (EAU).
Profissional Continental: Caja Rural (Esp), Cofidis (Fra) e Wanty-Groupe Gobert (Bel).
Continental: Aviludo-Louletano (Por), Efapel (Por), LA-Alumínios (Por), Liberty Seguros-Carglass (Por), Miranda-Mortágua (Por), RP-Boavista (Por), Sporting-Tavira (Por), Vito-Feirense-Blackjack (Por) e W52-FC Porto (Por)
Dinamarquês tem 48 segundos de vantagem sobre o português
Prova tem enfretado várias manifestações contra a presença da equipa de Israel
Jonas Vingegaard e João Almeida estão separados por 48 segundos
Português chega à última semana a 48 segundos do camisola vermelha
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano