O desafio era simples - apresentar projetos empreendedores e ideias com potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, recorrendo para isso às últimas ferramentas da Inteligência Artificial. Superando todas as expectativas, os inscritos para a edição deste ano do Red Bull Basement ultrapassaram os 110 mil. A seleção final permitiu encontrar equipas de 40 países dos cinco continentes, Portugal incluído. As melhores ideias foram apresentadas na final mundial, que decorreu em Tóquio de 2 a 5 de dezembro.
Durante a última semana estiveram em destaque workshops, formação em IA, interação e sessões colaborativas, com a partilha de conhecimento de um conjunto de mentores, empreendedores e players de diferentes áreas do mundo dos negócios (como é o caso da Microsoft). Manuel Santos (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa) e Frederico Cerqueira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) fizeram parte desta dinâmica, representando as cores nacionais em Tóquio. A dupla portuguesa apresentou o projeto BinBot, um ecoponto robotizado autónomo, que opera a energia solar e pode ser a solução de futuro para revolucionar a limpeza urbana, de espaços comerciais, festivais de música e outros eventos. Partindo deste conceito disruptivo, a equipa desenvolveu um plano de negócios completo com a ajuda de uma ferramenta de Inteligência Artificial.
A vitória foi para a Filipinas, com o projeto AgriConnect a apresentar uma aplicação inovadora para apoio à agricultura. Aldrin Sojourner Gamayon inspirou-se na sua família para criar uma APP que monitoriza as colheitas de forma remota. Agora este empreendedor vai passar três semanas em Silicon Valley numa experiência imersiva de networking e mentoria com líderes mundiais das áreas da tecnologia e do capital de risco.
Por RecordPraia fluvial do Trízio recebe este fim de semana a edição de 2025 do Campeonato Nacional
Competição contou com a participação de cerca de três dezenas de atletas dos vários escalões
Contou com a participação de cerca de três dezenas de atletas dos vários escalões
Competição contará com três etapas. A próxima é no Algarve
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português