1/2
Patrícia Mamona e Telma Monteiro vão estar em Paris'2024 a convite do Comité Olímpico de Portugal (COP), com José Manuel Constantino a salientar que este é um reconhecimento por aquilo que ambas fizeram pelo desporto nacional.
Em entrevista à agência Lusa, José Manuel Constantino revelou que tanto Patrícia Mamona, prata no triplo salto em Tóquio'2020, como a judoca Telma Monteiro, bronze no Rio'2016, foram convidadas a integrar a Missão portuguesa a Paris'2024, como "reconhecimento àquilo que fizeram" e ainda podem vir a fazer "pelo desporto nacional e pelo movimento olímpico".
"Nós, por norma, convidamos os campeões olímpicos a acompanharem-nos nos Jogos. No Rio, convidámos o Carlos Lopes, que aceitou. Convidámos a Fernanda [Ribeiro] que, evocando razões de enquadramento familiar, agradeceu, mas não participou. E a Rosa [Mota], era vice-presidente do COP e, portanto, estava lá por inerência. Nos Jogos de Tóquio, não convidámos ninguém pelas próprias circunstâncias", recordou, numa alusão à pandemia de covid-19, que 'fechou' ao público o acesso ao maior evento desportivo planetário.
Agora, o organismo voltou a endereçar convites a quatro dos campeões olímpicos portugueses -- o outro, Pedro Pichardo, irá defender o título conquistado no triplo salto em Tóquio'2020.
"Convidámos o Carlos Lopes, que agradeceu, mas que invocou que pela idade, o cansaço, enfim, aquelas coisas todas, prescindia de ir e assistiria aos Jogos a partir de Lisboa. Convidámos a Fernanda, que invocou os mesmos problemas de enquadramento familiar. Convidámos o Nelson [Évora], que agradeceu, mas que foi pai e que, portanto, precisa de dar enquadramento à família. E convidámos a Rosa Mota, que não respondeu", detalhou.
Perante a resposta negativa dos quatro, o COP entendeu criar "uma situação excecional, que foi a de convidar duas medalhadas olímpicas, que por razões de saúde não podiam participar".
Patrícia Mamona recupera de uma intervenção cirúrgica a uma lesão no joelho esquerdo, contraída e agravada nos Europeus em pista coberta de 2023, em Istambul, nos quais acabou mesmo assim por conseguir a medalha de bronze.
Já Telma Monteiro falhou a sexta presença em Jogos - seria a primeira mulher portuguesa e a primeira judoca a nível mundial a conseguir o 'hexa' em participações --, depois de não somar os pontos de que precisava para assegurar o apuramento, numa época condicionada por uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo, sofrida em novembro.
Os Jogos Olímpicos Paris'2024 começam na sexta-feira, com a cerimónia de abertura, e terminam em 11 de agosto.
Por LusaTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer
Morgan Rogers (3'), Watkins (11') e Saka (20') fabricaram o triunfo inglês por 3-0