Miguel Gago (-66 kg) vai estrear-se este sábado em Campeonatos do Mundo de judo, em Budapeste, onde vai ser o segundo português a competir, numa categoria em que lutará com o norte-americano Ari Berliner.
Apesar de partir detrás, como 81.º do mundo e 42.º entre os 50 inscritos neste peso leve, o judoca da Académica, terá pela frente um adversário da mesma zona da hierarquia mundial, com Berliner a ser 86.º e 43.º entre os presentes.
Gago vai encontrar na primeira eliminatória um oponente com quem nunca lutou, num combate que vai ser o quarto previsto para o tatami 1 da László Papp Arena, onde as eliminatórias têm início às 11H locais (10 em Lisboa).
O judoca português, de 21 anos, que procura resultados que lhe permitam entrar no projeto olímpico para Los Angeles 2028, chega a estes Mundiais depois de ter sido medalha de prata no Open Europeu de Benidorm, em maio.
Os critérios de entrada nos Mundiais obrigam a que o judoca integre o top 100 da categoria, mas também podem, adicionalmente, requerer resultados: pelo menos até ao quinto lugar num Open ou sétimo num Grand Slam ou Grand Prix.
Portugal, que chegou a estar suspenso nas últimas semanas pela Federação Internacional, devido a uma dívida ao organismo, compete nos Mundiais com sete judocas, já autorizados a lutarem com as insígnias lusas.
Miguel Gago entra em ação depois de Catarina Costa, eliminada na sexta-feira no seu primeiro combate de -48 kg.
Nos próximos dias será a vez de Otari Kvantidze (-73 kg, no domingo), João Fernando (-81 kg, na segunda-feira), Taís Pina (-70 kg, na terça-feira) e Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), ambos na quarta-feira.
Competição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0