O judoca português Miguel Vieira conquistou esta terça-feira a medalha de ouro na categoria -60 kg (J1) dos Campeonatos Paralímpicos Europeus, competição que decorre em Roterdão, na Holanda, e na qual participam 26 atletas lusos, de seis modalidades.
Para chegar ao ouro, Miguel Vieira, que tem deficiência visual, impôs-se ao azeri Ismayil Muradov, ao francês Armindo Araújo e ao ucraniano Mykola Rudnyk, sempre por 'ippon'.
"É a minha primeira medalha de ouro em Campeonatos Europeus, é uma grande alegria para mim. Alterei o meu judo, porque muitos dos atletas conhecem as minhas técnicas, com muita cautela fiz a gestão e, combate a combate, fui conseguindo vencê-los. Estou muito feliz com esta conquista", afirmou Miguel Vieira, em declarações ao Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
Nas competições de judo que decorreram durante a manhã, Nuno Rocha e Rúben Gonçalves foram eliminados nos oitavos de final, na categoria -73kg (J2), enquanto Djibrilo Iafa está na fase de repescagem da categoria -73kg (J1).
Portugal está representado nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, competição que se realiza pela primeira vez, por 26 atletas, em seis modalidades: atletismo, badminton, boccia, ciclismo, judo e ténis em cadeira de rodas.
A competição, que decorre sob a égide do Comité Paralímpico Europeu (EPC) até 20 de agosto, conta com a participação de 1.500 atletas, de 45 países, que competem em 10 modalidades.
Por LusaOlímpica conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio no domingo
Judoca portuguesa perde na final com a japonesa Kurena Ikeda
Encontra a japonesa Reina Tanaka na 2.ª ronda dos 78 kg com caminho aberto até à meia-final
Olímpica portuguesa festeja em -78 kg
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana