ACTIVE Body Control, de nome código ABC, é a nova menina dos olhos da Mercedes-Benz. Um sistema de suspensão regulável inteligente que soluciona o antagonismo entre a segurança e o conforto da condução e que é fornecido de série no novo CL Coupé. Os responsáveis da marca alemã referem mesmo que o ABC "é a mais importante de entre inúmeras inovações, tais como o sistema antibloqueio ABS, o sistema ASR, 4MATIC ou ESP, que também foram estreados nos veículos de passageiros da Mercedes-Benz".
O ABC funciona com sistemas hidráulicos de alta pressão, sensores e microprocessadores que, em escassos segundos, activam a suspensão do veículo à situação de condução no momento. Os movimentos do chassis são corrigidos através de cilindros assistidos hidraulicamente nos veios da suspensão. Estes "êmbolos" estão colocados entre as molas em espiral e o chassis e aplicam forças adicionais em resposta aos comandos do computador, regulando a acção das molas em função dos movimentos do chassis. Para este processo de regulação, a unidade de controlo fornece dados actuais em períodos cíclicos de apenas 10 milésimos de segundo.
Segundo dados da marca, o ABC reduz em cerca de 68 por cento os movimentos do chassis no arranque, em curvas ou ao travar. O CL da Mercedes-Benz vence curvas sem o adornar da carroçaria e a grande velocidade desvia-se de obstáculos com maior segurança do que os veículos equipados com a suspensão convencional. No teste de "slalom" a tendência de adornar é 50 por cento inferior aos valores do anterior modelo CL, com molas e amortecedores passivos.
UM BOTÃO FAZ A DIFERENÇA
O novo CL Coupé da Mercedes-Benz é o primeiro modelo a possuir o ABC de série, sistema que será produzido em série em todos os modelos da marca a partir do final de 1999. Uma das particularidades deste sistema é o facto de ser activado com a simples pressão de um interruptor na consola central.
No programa "conforto", o Coupé oferece o conforto de condução de uma limousine, enquanto no "sport", as características de suspensão são semelhantes às de um carro desportivo. Neste caso, a tendência do adornar do chassis ao efectuar uma curva é reduzida em mais 27 por cento relativamente à suspensão "conforto".
Refira-se que a capacidade de ajuste do ABC está limitada aos movimentos do chassis do veículo até um máximo de 5 Hertz. Geralmente estas vibrações são causadas por pisos irregulares, ao travar ou em curva. Para as vibrações de frequência mais elevada das rodas, a Mercedes-Benz continua a utilizar os amortecedores de gás pressurizado e molas em espiral. O suprimento da barra estabilizadora dianteira e traseira, conseguida através do sistema de suspensão activa, também se reflecte positivamente no conforto de condução.
Esta espécie de monovolume assume-se como um verdadeiro laboratório de ideias
Antigo piloto alemão foi o único que superou o britânico no seu auge, ambos com o mesmo carro
Antigo piloto dos Emirados dirige o organismo desde 2021
Piloto britânico teve uma época de estreia na Ferrari para esquecer
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana