O venezuelano Pastor Maldonado (Williams) foi castigado com uma penalização de 20 segundos no Grande Prémio da Europa, que se disputou este domingo em Valência, caindo do 10.º para o 12.º lugar da classificação.
A decisão dos comissários desportivos implica a perda de um ponto, valor atribuído ao 10.º lugar. Maldonado é 10.º classificado no Mundial de pilotos, com mais três pontos do que o britânico Paul Di Resta (Force India-Mercedes).
Hoje, o piloto venezuelano chocou com o britânico Lewis Hamilton e foi de imediato penalizado com um "drive thru" (passagem pelas 'boxes'), que não cumpriu, o que levou os comissários a aplicarem-lhe uma sanção de 20 segundos.
Os responsáveis entendem que Pastor Maldonado teve uma ação perigosa na última volta, numa curva em que encostou a Lewis Hamilton e levou o piloto britânico, terceiro do Mundial, a abandonar a corrida.
No momento, o venezuelano era quarto na corrida, atrás de Hamilton, e após o choque o britânico ficou desde logo parado e Maldonado perdeu uma das partes da frente do seu monolugar, o que o fez perder posições e terminar em décimo.
O Grande Prémio da Europa foi ganho pelo espanhol Fernando Alonso, que garantiu o triunfo numa prova em que saiu do 11.º lugar da grelha e conseguiu reassumir a liderança do campeonato do Mundo, à frente do australiano Mark Webber.
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Antigo internacional inglês foi estrela no pré-jogo do Farnham Town