Classificação do Mundial de pilotos
DRIVER STANDINGS
Max Verstappen extends his lead
And, Lewis Hamilton moves up the order! #AusGP #F1 pic.twitter.com/VoVTq8lGjc
Final atribulado e de muitos nervos culminou com o primeiro triunfo do piloto holandês da Red Bull no circuito de Albert Park
DRIVER STANDINGS
Max Verstappen extends his lead
And, Lewis Hamilton moves up the order! #AusGP #F1 pic.twitter.com/VoVTq8lGjc
RACE CLASSIFICATION
That. was. pure. madness. #AusGP #F1 pic.twitter.com/3wFSxAQvOw
Declarações de Max Verstappen após a corrida: "Tivemos um início muito pobre. Os outros tinham muito para ganhar. Acho que o carro foi rápido, isso ficou claro logo de início. Mas estas bandeiras vermelhas... A primeira aceita-se, mas a segunda é algo que não compreendo. Ganhámos, que é o mais importante. Batalha com Hamilton? Tentei evitar o contacto. É bastante claro o que podemos fazer agora nas ultrapassagens. Passagem pela relva? Fiz um favor à cidade. Cortei ali um bocadinho a relva e já não precisam de ajeitar aquilo (risos). É uma boa vitória para mim e para a equipa, e é bom ver que os fãs se estão a divertir apesar de terem ficado tanto tempo aqui".
Declarações de Lewis Hamilton após a corrida: "Agradecer a toda a gente que está aqui, passei um grande fim de semana na Austrália. Tenho muita pena do que aconteceu com o George, mas conseguir estes pontos é incrível. Não esperava terminar em 2.º, estou agradecido por isso. Não me sinto ligado ao carro, estou a tentar dar o meu máximo para tentar criar essa ligação. Considerando que o nosso ritmo é pior do que os Red Bull, estarmos aqui a lutar nesta altura é incrível. Vai ser difícil, mas vamos tentar dar a volta. Pneus? Estava a forçar muito, e o Max e o Fernando são muito rápidos. Consegui aguentar-me. Temos três campeões do Mundo no pódio e isso é impressionante!".
Declarações de Fernando Alonso após a corrida: "Uma montanha-russa de emoções. Aconteceram muitas coisas no início e no fim, foi difícil compreender o que se passava. A corrida foi boa. A Mercedes fez um grande trabalho hoje, foi difícil aproximar-me deles. A primeira bandeira vermelha ajudou-nos, mas a segunda... Tivemos alguma sorte e agradecemos a oportunidade de ter visto outra vez a bandeira de xadrez no pódio. Resto da temporada? Podia trazer um lugar mais alto no pódio...".
VAMOOOOS CHECO!!!!
The Mexican is your @salesforce Driver Of The Day!
From a pit-lane start to a points-finish, take a bow @SChecoPerez! #AusGP #F1 @redbullracing pic.twitter.com/OpHqUfdrDV
Foi depois de um final atribulado e de muitos nervos que Max Verstappen conquistou, este domingo, o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1.
Numa corrida que teve um pouco de tudo - e onde o destaque foram três bandeiras vermelhas e os abandonos de Russell e Leclerc -, o holandês liderou na maioria do tempo e só nas últimas voltas teve alguns problemas devido às indecisões causadas pelas bandeiras vermelhas.
No final, a última volta foi realizada atrás do Safety Car, ditando o triunfo do piloto da Red Bull.
O pódio ficou fechado por Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Um pódio de peso, refira-se, composto por três campeões do Mundo.
MAX VERSTAPPEN WINS IN AUSTRALIA!!!
The Dutchman reigns supreme to take a maiden win Down Under after a chaotic race!!!! #AusGP @Max33Verstappen @redbullracing pic.twitter.com/TWDBqanqQo
58/58 - Os pilotos já estão a realizar a última volta atrás do Safety Car. Se tudo correr como esperado, Verstappen deverá vencer o GP da Austrália, uma vez que não existirão ultrapassagens daqui para a frente.
"É inaceitável, pede-lhes para esperar para poderem discutir isto comigo", pede Carlos Sainz aos responsáveis da Ferrari, indignado com a penalização de que foi alvo.
A corrida será retomada pelas 8h33 para aquela que será, ao que tudo indica, a última volta. Carlos Sainz, entretanto, é penalizado por ter provocado uma colisão.
A corrida será retomada atrás do Safety Car pela ordem da partida anterior. Como só falta uma volta, a bandeira de xadrez será mostrada assim que os pilotos atravessarem a linha de meta.
Gasly, Ocon, De Vries e Sargeant regressam depois dos respetivos acidentes e o momento está a ser investigado pela direção da corrida, numa altura em que há alguma indecisão... Os pilotos não sabem se a corrida irá ser retomada ou se acabará assim. Alonso está muito indignado.
RED FLAG
MULTIPLE CARS ARE OUT!!! #AusGP #F1 pic.twitter.com/zycwEEjlWs
Os carros começam a arrancar e os pilotos já seguem atrás do Safety Car. Estão prestes a começar as últimas voltas do GP da Austrália!
A corrida será retomada pelas 7h56.
Entretanto, ouvem-se no rádio as reações de Verstappen, Hamilton e Alonso à bandeira vermelha, que ficam surpreendidos. O holandês e o espanhol, de resto, mostram-se muito chateados, tendo em conta que estavam confortáveis lá à frente e, de repente... podem ter problemas nos quilómetros finais.
A corrida está interrompida a três voltas do fim.
55/58 - Hamilton diz que há muitos destroços na pista, numa altura em que temos bandeira vermelha e a corrida está interrompida. Magnussen foi contra uma das barreiras laterais antes da curva 3 e o pneu... 'voou'.
54/58 - Magnussen fica sem pneu traseiro. Pérez recupera a volta mais rápida. Há destroços em vários zonas da pista e entra o Safety Car.
53/58 - Pérez ganha algum tempo a Lance Stroll mas continua a 2,3 segundos do canadiano, numa altura em que estamos a cinco voltas do fim do GP da Austrália. A volta mais rápida continua a pertencer a Max Verstappen.
52/58 - Hulkenberg perde a posição para Norris e acaba por ir à relva e à gravilha. Inglório para o piloto alemão que, até agora, se estava a defender muito bem. Entretanto, o britânico já 'disparou' na frente.
50/58 - Lando Norris vai tentando ultrapassar Hulkenberg, numa altura em que o engenheiro da Haas elogia o trabalho do alemão, que continua a defender-se do britânico.
49/58 - Destaque para a melhoria da McLaren, que está a ter algum sucesso nesta corrida. Norris é nono - tendo ganho quatro posições relativamente à 13.ª de que partiu - e Piastri é 11.º - depois de ter saído do 16.º lugar.
48/58 - Verstappen vai à relva no início da volta e perde algum tempo de vantagem para Hamilton. O holandês queixa-se da roda esquerda dianteira, frisando que bloqueou no tempo de travagem. No entanto, a vantagem continua confortável, agora com 7,6 segundos à frente de Hamilton.
47/58 - Alonso, por sua vez, faz a volta mais rápida e está na perseguição a Lewis Hamilton. O espanhol está a 1,1 segundos do britânico. De Vries pára nas boxes para montar pneus macios, na esperança de conseguir a volta mais rápida. O holandês é último e está a mais de 20 segundos de Sargeant, o penúltimo.
46/58 - Verstappen continua a dominar o GP da Austrália e está cada vez mais perto de vencer pela primeira vez no país! O holandês tem mais de 11 segundos de vantagem para Hamilton e parece não estar disposto a abrandar.
45/58 - Hulkenberg 'deixa' Pérez ultrapassá-lo, uma vez que percebe que o ritmo do mexicano é... inigualável. O alemão é agora perseguido por Norris, que tem 0,3 segundos de desvantagem. Já o mexicano está na perseguição a Lance Stroll.
43/58 - Pérez acaba mesmo por ultrapassar Norris. O mexicano - que até 'rouba' a volta mais rápida a Verstappen - está agora a 1,1 segundos do Haas de Hulkenberg.
42/58 - Verstappen faz uma 'volta-canhão' em 1:20.956s - a mais rápida até agora - e já está com 10 segundos de vantagem para Hamilton. De resto, os últimos minutos têm decorrido sem muitas surpresas.
41/58 - Sainz continua a tentar aproximar-se de Fernando Alonso. O espanhol está a 1,6 segundos do compatriota, que se vai fazendo uso de toda a sua experiência para se defender... até ao momento, com sucesso.
39/58 - Pérez está há algum tempo no nono lugar e não consegue ultrapassar Norris. Enquanto isso, Verstappen, o seu companheiro na Red Bull, continua 'embalado' na frente e tem 9,3 segundos de vantagem para Hamilton. O britânico, de resto, já referiu que os pilotos que estão atrás de si - Alonso e Sainz - são muito rápidos.
37/58 - Sargeant vai às boxes e coloca pneus duros. Verstappen continua a liderar e faz a volta mais rápida da corrida, mas Hamilton responde de imediato e 'rouba' esse posto.
36/58 - Zhou, Magnussen e Tsunoda lutam pelo 12.º lugar. De Vries continua muito lento no último posto e está a mais de sete segundos de Sargeant, o 16.º. Entretanto, Daniel Ricciardo aparece nas boxes da Red Bull e o público vai ao rubro!
34/58 - Hamilton sugere ao engenheiro da Mercedes que Fernando Alonso tem uma estratégia diferente da escuderia britânica. Ora, o engenheiro responde ao piloto que se o espanhol parasse neste momento, teria dificuldades em adaptar-se aos novos pneus que colocaria, o que, na teoria, acabaria por dar vantagem... a Hamilton.
33/58 - Pérez faz a melhor volta da corrida. O mexicano está nos pontos e vai rodando no nono lugar, aproximando-se cada vez mais de Lando Norris. Hulkenberg está logo à frente de ambos.
32/58 - Zhou vai ameaçando Tsunoda, mas o japonês aguenta firma no 12.º lugar. De Vries roda na última posição, numa altura em que a Mercedes diz a Hamilton que Fernando Alonso está a aumentar o ritmo.
30/58 - Lance Stroll continua a rodar na 6.ª posição, a mesma onde partiu. O canadiano vai fazendo uma corrida consistente, mas não consegue ultrapassar Pierre Gasly, que se continua a defender bem e a não deixar o adversário 'espreitar' o top-5.
29/58 - Piastri ultrapassa Tsunoda e 'agita' as bancadas do Albert Park! O australiano, o piloto da casa, é agora 11.º.
28/58 - Verstappen vai lançado na frente e já lidera com mais de sete segundos de vantagem para Hamilton.
27/58 - Recorde-se que Sargeant e De Vries 'calçam' pneus médios. Todos os outros pilotos estão com duros.
26/58 - Tsunoda, Piastri e Ocon vão lutando pelo 10.º lugar. Os três pilotos estão muito próximos e vão tentando ultrapassagens de parte a parte, e o francês acaba por conseguir levar a melhor sobre o australiano da McLaren.
25/58 - Sainz ultrapassa Gasly na curva 3 é agora quarto colocado! Veremos o que o espanhol consegue fazer para ultrapassar o seu compatriota Fernando Alonso, que vai fechando o pódio.
24/58 - O último colocado - 17.º - é agora Bottas, que pressiona De Vries, que está logo à sua frente. A volta mais rápida continua a pertencer ao líder da corrida, Max Verstappen. Sainz continua a tentar pressionar Gasly, mas o francês vai-se defendendo bem.
23/58 - Lá na frente, tudo na mesma. Verstappen alarga cada vez mais a sua vantagem para Hamilton, que já vai nos 3,8 segundos. Alonso, por sua vez, está a 2,3s do britânico. Pérez já ultrapassou Tsunoda e é nono.
22/58 - Entretanto, destaque para a prova de Hulkenberg, que é agora sétimo colocado. Pérez já ultrapassou Ocon e Piastri e vai rodando na 10.ª posição. O mexicano, de resto, está muito próximo de Tsunoda, e tem na mira o top-9.
20/58 - Com o abandono de Russell, o top-5 volta a ter mexidas. Verstappen lidera com 2,5 segundos de vantagem para Hamilton. O britânico está na perseguição ao holandês e está à frente de Alonso, Gasly e Sainz.
19/58 - Bandeira verde! Hamilton avisa via rádio que Fernando Alonso está muito rápido e que não sabe se os pneus do Mercedes aguentarão até ao fim.
18/58 - Russell tem o motor do carro a arder e, para já, temos Safety Car virtual. O britânico é obrigado a abandonar a corrida.
17/58 - Verstappen continua com a volta mais rápida, numa altura em que Gasly ultrapassa Russell.
16/58 - Ponto de situação no top-5: Verstappen lidera, seguido de Hamilton, Alonso, Russell e Gasly.
15/58 - Verstappen já leva 3 segundos de vantagem para Hamilton. Russell, que partiu da primeira linha de grelha ao lado do holandês, está agora com algumas dificuldades para regressar ao pódio, rodando em quarto lugar atrás de Fernando Alonso. Pérez ultrapassa Magnussen e é agora 14.º.
14/58 - Sainz já desceu duas posições e vai rodando no sétimo lugar, numa corrida que, até ao momento, não está a ser ideal para a Ferrari. Recorde-se que Leclerc abandonou a prova numa fase inicial.
13/58 - Verstappen mostra a velocidade impressionante do Red Bull e, em poucos instantes, abre dois segundos de vantagem para o Mercedes de Lewis Hamilton. Entretanto, destaque para a corrida de Gasly, que já é quinto colocado e está numa luta acesa com Russell e Stroll.
12/58 - Verstappen está colado a Hamilton e tenta 'atacar' a liderança do britânico, acabando mesmo por ultrapassá-lo! Alonso está a 3,2 segundos do britânico, numa altura em que a luta lá na frente se realiza a dois.
10/58 - Está retomado o GP da Austrália! Refira-se que Alonso é quem tem, neste momento, a volta mais rápida. O espanhol roda em terceiro. Todos os pilotos regressam à pista com pneus duros, à exceção de De Vries e Sargeant, que 'calçam' médios. Russell ganha posições neste novo arranque e é quinto.
LAP 9/58 RED FLAG
The race will be resumed at 15:33 local time #AusGP #F1 pic.twitter.com/3VjMsAknPy
Verstappen e Russell estão muito ativos nas garagens das respetivas equipas. Recorde-se que o holandês é segundo colocado neste momento, enquanto o britânico roda em sétimo depois de ter ido às boxes.
LAP 9/58 RED FLAG
TOP 10
Hamilton
Verstappen
Alonso
Stroll
Gasly
Hulkenberg
Russell
Tsunoda
Norris
Piastri#AusGP #F1 pic.twitter.com/3vXC7BeW6U
8/58 - Pérez e Sargeant voltam a parar nas boxes e são os únicos dois pilotos que já o fizeram em duas ocasiões. Hamilton queixa-se que a entrada do Safety Car o prejudicou. Entretanto, temos bandeira vermelha para se proceder à remoção do carro de Alexander Albon e limpeza da gravilha.
LAP 7/58
ALEX ALBON IS OUT OF THE RACE! ?
It's all over for the Williams Racing driver at Turn 7 #AusGP #F1 pic.twitter.com/3oGMyiovrX
6/58 - Pérez já é 16.º, tendo ultrapassado Sargeant, Bottas e Zhou.
5/58 - Russell faz a volta mais rápida. O britânico segue na liderança com 0,8 segundos de vantagem para Hamilton. No lado oposto da tabela, Sargeant é último colocado - 19.º, face ao abandono de Leclerc.
4/58 - Os Mercedes vão liderando o GP da Austrália. Alonso acabou por cair para o quinto lugar, enquanto Albon vai rodando na sexta posição. A volta mais rápida é, até ao momento, de Ocon.
3/58 - Safety Car deixa a pista e retoma a corrida.
2/58 - Ocon aproveita o Safety Car para ir às boxes, tirando os pneus macios e colocando pneus duros. Para além do francês, também Sergio Pérez, Bottas, Sargeant e Zhou param. Entretanto, a repetição mostra que Leclerc vai à gravilha depois de um toque em Lance Stroll.
LAP 1/58
LECLERC IS OUT OF THE RACE!!!
The Ferrari driver spins off into the gravel and it's all over at Turn 3 #AusGP pic.twitter.com/iKwyshR5nR
Arranca o Grande Prémio da Austrália! Vamos ter 58 voltas ao Albert Park.
Arranca a volta de formação. Refira-se que os oito primeiros pilotos da grelha de partida vão iniciar a corrida com pneus médios.
A closer look at the tyres drivers have available for the #AusGP #Fit4F1 #F1 pic.twitter.com/1tUykIYR2c
Spotted: Pole-sitter Max Verstappen!
Can the @redbullracing driver achieve his first win in Australia today?! #AusGP #F1 pic.twitter.com/XqYvok9kgq
The last chance for some pre-race advice from race engineers ?
(And a wild Guenther and @jackdoohan33 spotting too!)
It's getting ever closer to lights out #AusGP #F1 pic.twitter.com/3vvpflHtBu
Quem surpreendeu na qualificação deste sábado foi a Mercedes. George Russell conseguiu o segundo melhor tempo da sessão deste sábado e o direito de largar lado a lado de Max Verstappen na corrida de amanhã, em Melbourne.
"Não estávamos nada à espera de um resultado assim, isso é certo. Que sessão! Senti o carro 'vivo', e para ser honesto estou um pouco desapontado por não ter conseguido a 'pole position' quando o carro estava fantástico", atirou, após a sessão de ontem.
Lewis Hamilton, que fecha o pódio da grelha de partida de hoje, também não escondeu o entusiasmo. "Estou tão feliz com este resultado! Isto foi totalmente inesperado. Estou muito orgulhoso de toda a equipa. É como um sonho para nós. Estar tão perto da Red Bull é incrível".
Apesar de estar "muito feliz" por ter conseguido a pole position para o Grande Prémio da Austrália, Max Verstappen mostrou preocupação quanto aos pneus do Red Bull, assegurando que tem sido "complicado gerir" os mesmos.
""Penso que foi uma boa volta a última. Tem sido difícil colocar os pneus na janela certa durante todo o fim de semana. Estou muito feliz por ter conseguido a 'pole position', agora já só estou a pensar na corrida de amanhã [hoje]. Temos um bom carro para a corrida, mas tem sido complicado gerir os pneus. Será uma corrida interessante, sem dúvidas", disse o líder do campeonato de pilotos.
Max Verstappen vai largar da pole position na Austrália, depois de ter conseguido o melhor tempo da sessão de qualificação deste sábado (1:16.732s). O holandês, que igualou o número de 'poles' de Fernando Alonso (22), terá a surpreendente companhia de George Russell na primeira linha da grelha de partida, depois de o britânico ter conquistado a segunda volta mais veloz da sessão (+0.236s).
Já Lewis Hamilton, que também conseguiu um grande resultado, assegurou o terceiro melhor tempo da sessão (+0.372).
Quem não teve tanta sorte foi Sergio Pérez: o mexicano, companheiro de Verstappen na Red Bull, foi eliminado na Q1 - depois de ter falhado a travagem numa curva e de ter ficado preso na gravilha - e parte do 20.º lugar.
Bom dia e seja bem-vindo ao (madrugador) Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, que terá início pelas 6h00.
Fique connosco e acompanhe todas as incidências da corrida, a 3.ª do Mundial de velocidade.
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra