No dia que começaram a ser jogados os quartos de final, o grande destaque vai para a vitória do chinês Ding Junhui sobre o galês Mark Williams (13-3) que, deste modo, garantiu desde já o acesso às meias-finais do torneio, evitando desta forma a necessidade de jogar a 3.ª sessão, repetindo assim o feito alcançado em 2011 quando perdeu no acesso à final por 17-15 frente a Judd Trump.
No final do encontro, em conferência de imprensa, Mark Williams foi perentório: "Todo o mérito a Ding. Esteve muito melhor do que eu, apesar de não ter tido necessidade de fazer um grande jogo porque lhe dei todas as hipóteses. Fiquei chateado por ter tido necessidade de mudar a sola do meu taco, mas são coisas que acontecem e temos de estar preparados para elas. Não sei se terei outra oportunidade tão boa para voltar a vencer o mundial, mas na próxima época só quero tentar melhorar e ganhar um dos muitos torneios onde vou participar".
Por sua vez, Ding Junhui estava radiante: "Nunca tinha tido um dia de folga no Campeonato do Mundo. Será a primeira vez. Estou muito satisfeito de ter ganho ao Mark (Williams) porque é um grande jogador e já ganhou o mundial duas vezes. Se tiver pela frente John Higgins será duríssimo. É um jogador fortíssimo, que me ganhou mais vezes do que eu a ele, e espero uma batalha muito intensa mas vou dar o meu melhor".
Quem também deu um passo de gigante foi Marco Fu (Hong Kong), que dizimou o inglês Barry Hawkins – carrasco de Ronnie O’Sullivan –, numa primeira sessão fenomenal concluída com um 7-1 que diz bem da qualidade do jogo de Fu.
Os únicos asiáticos deverão ter agora pela frente o escocês John Higgins (no caso de Ding), uma vez que lidera por 5-3 face ao também escocês Alan McManus. Já Marco Fu, caso confirme a vitória amanhã, terá de esperar para perceber se terá como futuro opositor o n.º 1 do ranking, Mark Selby, ou a jovem promessa Kyren Wilson. Selby lidera, para já, por 10-6.
Galês vence na China aos 50 anos e bate recorde de 1982
Conheça a história do novo campeão do Mundo
Galês conseguiu o feito nas qualificações para o Mundial, que vale um bónus que pode chegar aos 200 mil euros
Graeme Dott fica suspenso das competições profissionais pela WPBSA
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países