A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) foi distinguida como melhor federação nacional de 2024 na Gala do Triatlo Europeu, que decorreu na sexta-feira, em Istambul, na Turquia.
Portugal impôs-se a Irlanda e Polónia na corrida pelo troféu de melhor federação europeia do ano, conquistando ainda o prémio de melhor prova do continente, com o Multisport de Coimbra.
A Federação Europeia de Triatlo justificou a distinção com o facto de a FTP ter atingido um "padrão de excelência, combinando o sucesso das seleções nacionais com excelente organização de eventos e mobilização da comunidade".
Já relativamente ao Multisport de Coimbra, o organismo defendeu que "apresentou o melhor que se faz ao nível das corridas multidesportivas na Europa, oferecendo uma experiência de classe mundial para atletas e fãs".
"Estas distinções refletem o trabalho que vem sendo feito por toda a família do triatlo português. Neste momento de festa, é importante realçar o esforço incansável da equipa da federação, assim como da direção anterior", destacou o presidente da FTP, citado em comunicado da entidade.
Para Fernando Feijão, a distinção da FTP é "uma vitória de todos aqueles que gostam de triatlo e que contribuem para o seu crescimento, desde os atletas aos organizadores, sem esquecer muitas autarquias".
"Os números deste início de época são exemplo desse dinamismo, uma vez que continuamos a crescer ao nível do número de licenciados e inscritos em provas", destacou.
O triatlo português brilhou em 2024, nomeadamente nos Jogos Olímpicos Paris'2024, onde Vasco Vilaça e Ricardo Batista foram respetivamente, quinto e sexto classificados na prova masculina, e ainda se uniram a Maria Tomé e Melanie Santos para conquistar um novo diploma, graças ao quinto lugar na estafeta mista.
Triatleta português cumpriu a prova na China em 01:41.17 horas
Português terminou a prova em 1:46.13 horas. Suíço Max Studer sagrou-se campeão
Corrida foi ganha pela belga Jolien Vermeylen
Alexander Stubb alinhou numa prova Sprint em Joroinen
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português