A seleção portuguesa de voleibol parte esta quinta-feira para Minsk, na Bielorrússia, para disputar a Golden League europeia, e entre os eleitos do selecionador Hugo Silva encontra-se André Marques, que diz estar "a viver um sonho".
"Nunca deixei de acreditar que, um dia, conseguiria chegar à seleção, porque esse era o meu sonho. Esse sonho fez-me continuar a trabalhar todos os dias para que mais cedo ou mais tarde esse momento pudesse chegar", disse o zona 4.
André Marques, de 20 anos, que defende as cores do Castelo da Maia, acredita que a participação na Golden League "vai ajudar a consolidar o sistema de jogo" luso e "será uma boa preparação para o Campeonato da Europa de 2021".
Portugal, que já venceu a prova em 2010, foi vice em 2007, terceiro em 2009 e quarto em 2018, está inserido no grupo C da fase preliminar, tendo como adversários a Turquia - campeã da última edição em 2019 - a Bielorrússia - vice-campeã - e a República Checa.
O primeiro torneio decorre em Minsk, na Bielorrússia, de sexta a segunda-feira (dias 28 a 31 de maio) , e o segundo em Santo Tirso, em Portugal, de 4 a 6 de junho. O vencedor de cada um dos três grupos de qualificação apura-se para a final-four com a anfitriã Bélgica (19 e 20 de junho).
"Sempre estive ligado às seleções mais novas e isso ajudou-me imenso a chegar ao nível em que estou", destacou André Marques, que integra uma geração de novos valores do voleibol nacional a potenciar pelo selecionador Hugo Silva.
André Marques foi lançado por Hugo Silva no seis base frente à Hungria, no derradeiro jogo de apuramento para o Europeu'2021, e o jovem explosivo zona 4 respondeu com a obtenção de nove pontos, incluindo um bloco e um serviço direto.
"Fico muito feliz por esse dia ter chegado e mais feliz ainda por ter contribuído para um apuramento histórico da nossa seleção. Melhor estreia seria impossível", disse André Marques, referindo-se à qualificação invicta de Portugal para a fase final do Europeu'2021.
O jogador considera que a mistura de jogadores experientes com os mais jovens foi a chave do sucesso do apuramento.
"Os mais velhos ajudam os mais novos com a sua experiência e sabedoria do jogo e os mais novos trazem a motivação e o querer evoluir e aprender para que se possam tornar melhores jogadores", explicou André Marques.
Seleção garantiu a qualificação para os 'oitavos' do Mundial
Seleção Nacional tinha antes vencido a Colômbia
Seleção entrou mal no jogo mas acabou por dar a volta
Italianos ainda vão ter de discutir com a Ucrânia a continuidade na competição
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Internacional espanhol trocou de clube na Austrália
Clube holandês tentou resgatar antigo jogador do clube