Sexto português a atingir o cume do Evereste, Pedro Queirós vai completar este ano o seu maior desafio solidário até à data. Fazer 100 maratonas em 100 dias, entre Lisboa e Auschwitz, num total aproximado de 4200 quilómetros, tendo como propósito apoiar duas causas e consciencializar a humanidade contra a guerra, desigualdade, o racismo, a xenofobia e a violência.
Denominado de RUN FOR PEACE, este desafio tem como objetivo final, para lá de ligar Lisboa a Auschwitz, angariar 100 mil euros em donativos, que reverterão para construir uma escola no Nepal de raiz, juntamente com o projeto Dreams of Kathmandu; mas também para apoiar um leque diversificado de comunidades, escolas e associações que defendem a paz, a igualdade e a liberdade entre Israel e a Palestina, como a Hand in Hand e a Combatants for Peace.
O arranque da aventura está marcado para 25 de abril, pelas 11:56 da manhã, na Praça do Comércio em Lisboa, sob o mote “Construiremos pontes e não muros.”
"O diálogo, o perdão e a educação são o único caminho para a paz. RUN FOR PEACE tem como objetivo gerar um movimento global com milhares de pessoas a correr lado a lado. É um legado para as gerações futuras. Unir e criar pontes, em vez de dividir e segregar. O meu destino final é o antigo campo de concentração de Auschwitz, um dos maiores símbolos do Holocausto, pelos piores motivos. Há dois anos alcancei o topo do mundo quando pisei o cume do Monte Evereste. Agora vou correr até ao sítio onde a humanidade bateu no fundo. Quero prestar a minha homenagem a todos aqueles que ali sofreram e perderam a vida. A história não se repetirá. Acredito que devemos lutar pelos direitos de toda a humanidade, independentemente do credo religioso, tom de pele, nacionalidade ou afiliação política", explicou Pedro Queirós, que escolheu a data e a hora do desafio por marcar o 10.º aniversário do terramoto no Nepal e também o Dia da Liberdade em Portugal.
Todas as informações sobre esta nova aventura, projetos anteriores e como ajudar, podem ser consultadas no site construído de raiz para apoiar esta nova aventura.
Conflito em torno da herança do cantor continua aceso
Christian Brückner foi sendo expulso sucessivamente dos diversos alojamentos onde foi pernoitando
Em causa está a prática de crimes de corrupção e participação economica em negócio, refere o DCIAP.
A decisão do Tribunal Constitucional favorável aos tripulantes que se encontravam com contratos a prazo não foi alvo de recurso pela companhia aérea
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa