O triunfo inquestionável do FC Porto é o reflexo de uma exibição maiúscula sustentada pelo aproveitamento arguto das enormes vulnerabilidades no comportamento da linha defensiva do Sporting, nomeadamente no controlo sofrível da profundidade e na gestão da linha de fora-de-jogo, acrescida pelas inúmeras perdas de bola a partir da primeira fase de construção. No fundo, nada de novo. Os 5 golos – em 3 jogos – que os dragões apontaram aos leões resultaram todos de passes para as costas da defesa do rival.
Um desarme de Evandro a Adrien à saída da área do Sporting, que permitiu a Jackson uma finalização que causou os primeiros calafrios a Rui Patrício, foi o mote para despertar os dragões. Muito mais agressivo na reação à perda, o FC Porto revelou-se capaz de efetuar inúmeras recuperações no meio-campo adversário, encurralando o Sporting, incapaz de reagir ao tento inaugural de Tello, após um magistral toque de calcanhar de Jackson [2] ter desmontando a defesa adiantada dos leões.
Até aí, registara-se uma entrada interessante do Sporting, ao exibir capacidade para condicionar as saídas do FC Porto a partir da primeira fase de construção, pressionando ao centro e sobre as laterais [1], e ao retirar profundidade no corredor central, o que vinha a obrigar a uma construção mais longa, raramente bem direcionada, que impacientou Lopetegui.
A esperada reação do Sporting após o intervalo nem chegou a ser promessa. Marco Silva procurou reverter a situação, ao lançar Slimani e Capel, deslocando Nani para o corredor central, mas os passes errados sucediam-se. A receita do FC Porto passou, por seu turno, pelo aproveitamento das crateras nas costas da defesa sportinguista, principalmente no espaço entre Jonathan e Tobias. Tello, após um passe de rutura desde as entrelinhas do pensador Jackson [3], assinou o 2-0, completando o hat trick, na sequência de uma solicitação de Herrera, que teve tempo e espaço para tomar a melhor decisão [4].
Jogo da 7.ª jornada do campeonato coincide com o ponto alto da Feira das Colheitas
Jogador do Benfica apontou para o céu, em memória do progenitor, que morreu em agosto
Emblema da Arábia Saudita fez duas propostas junto do presidente do Sporting
Bruno Lage tem dor de cabeça para resolver no jogo frente ao Santa Clara
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências