Durante a Assembleia Geral da Liga Portugal, que decorreu na tarde desta terça-feira, na sede do organismo, no Porto, o V. Guimarães voltou a trazer para a discussão o fim da proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. Nesse intuito, os minhotos solicitaram, à Liga e a todos os clubes presentes, a subscrição de uma petição pública a ser apresentada na Assembleia da República.
Na sua intervenção, o emblema vitoriano lembrou que existem vários estudos internacionais a demonstrar que não há uma relação direta entre o consumo de bebidas de baixo teor alcoólico e episódios de violência nos estádios de futebol, recordando ainda que o decreto-lei em questão tem mais de 40 anos e foi elaborado numa época em que os estádios português não tinham as condições de segurança e de organização de que dispõem atulamente.
Além disso, o V. Guimarães recorreu a exemplos de outros países europeus para demonstrar as potenciais receitas que os clubes portugueses estão a perder fruto desta proibição. "Em Inglaterra, cada jogo da Premier League gera entre 175 mil e 350 mil euros. Na Alemanha, clubes da Bundesliga chegam a vender mais de 40 mil cervejas num único jogo, traduzindo-se em centenas de milhares de euros por jornada. O AZ Alkmaar, da Holanda, fatura mais de 6 milhões de euros por época desportiva apenas com a venda de cerveja no seu estádio que tem lotação de 20 mil pessoas", foi referido.
Para os minhotos, esta medida "não se trata apenas de alinhar com a Europa", mas sim "de coerência legislativa, de liberdade responsável, de modernização do espetáculo desportivo e de valorização das receitas dos clubes, sem nunca comprometer a segurança dos adeptos".
Recorde-se que este tema já tinha sido debatido em dezembro de 2024, numa Cimeira dos Presidentes que contou com a presença de Pedro Duarte, na altura ministro dos Assuntos Parlamentares.
Emblema minhoto apelou à subscrição de uma petição pública a ser apresentada à Assembleia da República
Minhotos perderam os restantes jogos fora de casa e sofreram em todas as outras partidas
Abascal pediu desculpa pela má exibição, mas já olhou para a receção ao Santa Clara
Técnico do V. Guimarães analisa derrota diante do Alverca
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026