John Ruiz «rouba» título mundial de pesados a Evander Holyfield

John Ruiz «rouba» título mundial de pesados a Evander Holyfield

COM cortes sangrentos sob os olhos, o porto-riquenho mais parecia uma vítima de agressão no termo dos doze assaltos que, na madrugada de sábado, disputou em Las Vegas, EUA, com o norte-americano Evander Holyfield.

Mas, no fim, o temperamento latino de John Ruiz veio ao de cima e ele gritou de satisfação ao ouvir a decisão unânime dos três juízes (116-110, 115-111, 114-111) que lhe valeu o título mundial de pesos pesados da Associação Mundial de Boxe (WBA).

PUB

Apesar do combate ter sido mau (os adversários agarravam-se constantemente, jogando pouco), foi uma suada – mas saborosa – vingança do primeiro confronto entre ambos (em Agosto de 2000, Ruiz perdeu, aos pontos, por estreita margem e alegou ter sido ”roubado” pelos juízes), e o vencedor não deixou de assinalar o momento: ”Sabia que lhe tinha ganho da primeira vez e agora provei-o. Vim e obtive o que queria.”

Direita fulminante

O novo campeão mundial, de 29 anos, primeiro hispânico a conseguir a façanha na categoria, passa assim a ter um registo de 37 vitórias (27 por ”KO”) e quatro derrotas.

PUB

Por seu lado, Evander Holyfield, de 38 anos, averba agora 37 vitórias (25 por ”KO”), cinco derrotas e um empate. Ainda por cima foi derrubado por Ruiz ao 11º assalto, o que lhe aconteceu apenas cinco vezes em toda a carreira.

Foi assim: no assalto anterior, o ex-campeão derrubara o candidato com um golpe baixo, pelo que perdeu um ponto. Ruiz caiu, esteve uns minutos a recuperar, para depois sofrer um ”massacre” de Holyfield, que parecia tomar o ascendente, numa luta até aí equilibrada.

Mas no começo do penúltimo e decisivo ”round” Ruiz deu a paga, com uma direita fantástica que acertou na têmpora de Holyfield, fulminando-o. ”Nem a vi chegar. Temos de admitir que podemos ser derrubados com um bom golpe. Parece que tenho de ir para a ’bicha’ outra vez: fui quatro vezes campeão, e agora tenho de conseguir a quinta”, disse Holyfield, alheio ao facto de que talvez já tenha idade para ter juízo e retirar-se. Conseguirá recuperar a glória? Veremos.

PUB

”Coca” trama ex-campeão Camacho

O antigo campeão mundial WBC de plumas e leves, Hector Camacho, foi domingo detido, acusado de posse de cocaína. O porto-riquenho, de 38 anos, ainda em actividade, foi preso, com 12 outros indivíduos, durante uma rusga à discoteca Latin Palace, no East Harlem, em Nova Iorque.

Considerado uma das personalidades mais extravagantes da modalidade, ”Macho” tem historial de atritos com a Lei, como detenções por violência doméstica e condução sob efeito do álcool.

PUB

Com sete títulos mundiais no ”palmarès”, Camacho ganhou no mês passado aos pontos, por unanimidade, um combate de médios com Troy Lowry, disputado em Miami, elevando o número de vitórias na carreira para 74 (36 por ”KO”), com quatro derrotas e dois empates, mas está longe da melhor forma.

Na mesma sessão combateu o filho, Hector Camacho Jr., candidato invicto ao título mundial de superleves da WBA.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB