_
Salwa Eid Naser, a atleta do Bahrain atual campeã do mundo dos 400 metros, foi esta terça-feira autorizada a voltar a competir, após a suspensão preventiva desde junho por falhar a localização para ser testada para doping.
Segundo informou a unidade de integridade do atletismo, o tribunal disciplinar da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) anulou um dos seus quatro controlos falhados e, com isso, retirou a sanção inicial de dois anos de suspensão.
Com esta decisão, a atleta nascida na Nigéria vai poder competir nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, adiados um ano devido à pandemia da covid-19.
Naturalizada em 2014 pelo Bahrain, país do seu pai, a competidora de 22 anos foi vice-campeã do mundo em 2017 e fez história dois anos depois em Doha com o terceiro melhor tempo da história, que fixou em 48,14 segundos.
Esta marca, que lhe permitiu vencer a favorita Shaunae Miller-Uibo (48,37), das Baamas, foi o melhor registo internacional feminino em 34 anos, aproximando-se do recorde do mundo da alemã Marita Koch, em 1985, fixado em 47,60.
Os desportistas do alto rendimento estão obrigados a revelar o seu programa diário (endereço, estágios, treinos e competições) e devem permanecer uma hora por dia num mesmo local para poderem ser submetidos a eventuais controlos antidoping surpresa.
Três incumprimentos destas obrigações em menos de um ano são puníveis com dois anos de suspensão.
A Unidade de Integridade do Atletismo culpou Salwa de quatro infrações, sendo uma de erro de informação pessoal, em 1 de janeiro de 2019, e outras três de controlos falhados, nomeadamente em 12 de março e em 12 de abril de 2019, bem como em 24 de janeiro de 2020.
O tribunal decidiu anular o controlo falhado de abril, pelo que as demais infrações juntas se estendem por um período superior a um ano, o que impossibilita a sanção.
A decisão é passível de apelo junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no prazo de 30 dias.
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países