O belga Remco Evenepoel revalidou este domingo o triunfo na clássica ciclista Liège-Bastogne-Liège, numa prova marcada pela queda do esloveno Tadej Pogacar, que fraturou o pulso esquerdo e acabou no hospital.
O campeão do mundo acabou por se impor na corrida, cortando a meta isolado, a exemplo da vitória no ano passado, e cumprindo os 258,1 quilómetros em 6:15.49 horas. Aos 23 anos, o corredor da Soudal-Quick Step tornou-se no primeiro a conservar o título, depois de Michele Bartoli, em 1998.
Evenepoel cortou a meta com 1.06 minutos de avanço para o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
"É magnífico fazer duas em duas. Ganhar esta bela corrida com esta bela camisola (de campeão do mundo), é mágico", afirmou, no final, o corredor belga.
No entanto, o triunfo ficou ensombrado com a queda e consequente desistência de Pogacar, o grande rival e principal favorito à vitória, numa prova em que buscava igualar o feito do italiano David Rebellin e do belga Philippe Gilbert, os únicos a conquistar a tripla nas clássicas das Ardenas - Amstel Gold Race, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège - no mesmo ano.
Com apenas 85 quilómetros de corrida, o esloveno sofreu uma queda, fraturando o escafóide do pulso esquerdo, devendo ser operado ainda hoje, a pouco mais de dois meses do Tour de França, prova que tem como objetivo reconquistar.
"Ouvi um barulho horrível. Deixo-lhe todo o meu apoio e as minhas forças. Infelizmente, foi uma pena que ele não pudesse acabar a corrida. Já passei por isso no passado, espero que tudo lhe corra bem", sublinhou Evenepoel.
Em relação aos portugueses presentes na prova belga, Rúben Guerreiro (Movistar) cortou a meta no 23.º posto, a 3.15 minutos do vencedor, e Rui Costa (Intermarché-Circus) foi 31.º, a 6.07.
Por LusaSagra-se bicampeão mundial em África após mais um ataque a 100 km da meta. Eulálio foi nono
Português em bom plano na prova que consagrou Tadej Pogacar
Afonso Eulálio foi o melhor português em nono
Ciclista de 24 anos somava apenas uma vitória na carreira
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Treinador irá participar na sessão "The Modern Coach in the High-Performance Ecosystem" ao lado de Paulo Sousa