A composição dos Conselhos Fiscal e de Ajuizamento da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) vai ser definida em segunda volta das eleições dos órgãos sociais, agendados para 11 de janeiro de 2025, anunciou hoje a Mesa da Assembleia Geral.
De acordo com a ata hoje divulgada, a segunda volta está agendada para 11 de janeiro de 2025, entre as 12:00 e as 18:00, depois de uma recontagem de votos, após protestos das listas a concurso, ter levado à definição da direção, da Mesa da Assembleia Geral (MAG), do Conselho de Disciplina e do Conselho de Justiça para o quadriénio 2025-2028.
Assim, Luís Arrais foi reeleito presidente da direção, seguindo para um segundo mandato, e a sua lista venceu também na MAG, elegendo um membro para o Conselho de Disciplina, contra dois da Lista B, de Ricardo Antunes, uma divisão replicada no Conselho de Justiça.
No Conselho Fiscal, um empate a 21 votos para cada uma destas listas, com dois para a Lista C, de António Guerreiro, e no de Ajuizamento uma vitória de 21 contra 20 para a Lista B, com três para a C, ditaram a segunda volta.
Na direção, Arrais venceu com 23 votos, contra 19 de Antunes e dois de Guerreiro, com quatro nulos registados -- numa primeira contagem, antes de ser recontado o sufrágio na quinta-feira, eram seis os nulos, numa federação em que a ausência de maioria absoluta de uma lista determina a realização de segunda volta.
Fonte oficial da FGP já tinha adiantado à Lusa, na quinta-feira à noite, a reeleição de Arrais, bem como a segunda volta nos dois Conselhos por definir, com o presidente a cumprir segundo mandato.
Nas eleições ocorridas em 15 de dezembro, Arrais, que preside à FGP desde 2020, tinha obtido 21 votos, contra 19 de Ricardo Antunes, igualmente derrotado no ato eleitoral anterior, e dois de António Guerreiro, numa contagem com seis votos nulos.
Luís Arrais é natural de Torres Novas e antigo autarca de freguesia de São Nicolau, em Santarém, além de ter sido selecionador nacional de trampolins.
Antes de chegar à liderança da FGP, Luís Arrais foi vice-presidente, com os pelouros das seleções nacionais, comunicação e marketing na direção presidida por João Paulo Rocha, que terminou em 2020 o seu terceiro mandato.
Por LusaGinasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
Jogos decorrem até dia 17 de agosto
Turma lusa conquista três medalhas na China, em Chengdu
Ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos seguraram o primeiro lugar em Chengdu, na China
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português