Entre os próximos dias 21 e 23 decorrerá em Lisboa, Marvila, a Prova de Qualificação Olímpica de estafeta mista. As atenções estarão voltadas para a vaga olímpica que os portugueses ainda podem agarrar (no feminino), consagrando-se, caso se confirme, a primeira vez que Portugal leva quatro atletas (dois masculinos e dois femininos) aos Jogos Olímpicos, para participarem nas provas individuais e na estefeta mista.
Além de Helena Carvalho, a equipa de estafeta mista será composta por Melanie Santos e, a decidir, entre João Silva, João Pereira e Vasco Vilaça.
Este será um dos principais eventos internacionais de triatlo de 2021 e ainda, destaque, o evento de maior nível desportivo já organizado em Portugal, já que contará com a presença de oito medalhados olímpicos: cinco dos seis medalhados olímpicos no Rio, nove atletas do ‘top 10’ masculino do ranking de qualificação olímpica e ainda oito atletas do ‘top 10’ do mesmo ranking.
Já arrancou no Japão
Antes de assaltarem a vaga em Lisboa para os Jogos Olímpicos, Helena Carvalho e Vasco Vilaça já foram ao Japão, que recebe a primeira competição do circuito mundial. A triatleta de 25 anos, alcançou a 36ª posição; já o português foi 19º.
O exemplo de Vanessa
O currículo fala por si e faz de Vanessa Fernandes um dos nomes que elevaram o triatlo português a outro patamar.
A triatleta, natural de Vila Nova de Gaia, sagrou-se campeã do Mundo em 2007 e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano seguinte. É ainda a recordista de vitórias em provas da Taça do Mundo, sendo que alcançou a primeira em 2003 e a última em 2008, ambas na capital espanhola, Madrid.
E Vanessa é outro caso de uma triatleta que começou o seu percurso neste desporto com a natação, optando mais tarde pelo duatlo. De lá para cá, foi fustigada por lesões e, entre uma das pausas que foi obrigada a fazer, decidiu dedicar-se exclusivamente à corrida.
Voltou atrás com a decisão e está de regresso ao triatlo, ainda que não tenha competido nos últimos tempos.
A primeira deu medalha histórica às Bermudas; os britânicos ganharam na estreia da estafeta mista
Prova está em estreia e foi ganha à frente dos Estados Unidos e França
Kristian Blummenfelt até vomitou depois da prova... mas esperava algo mais exigente
Portuguesa lembra as dificuldades, especialmente por conta das condições climatéricas
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão