Precisamente no Grande Prémio no qual Max Verstappen joga o seu primeiro 'championship point', o paddock da Fórmula 1 foi abalado esta manhã por uma notícia vinda de Itália, que dava conta de que duas equipas teriam infringido o limite orçamental na temporada passada. Entre elas, segundo adiantou a 'Gazzetta dello Sport', está precisamente a Red Bull do holandês, que em 2021 foi campeão do Mundo, e ainda a Aston Martin.
De acordo com o relato do diário italiano, o valor gasto pela equipa Red Bull terá sido pouco menos de 5% acima do limite imposto, mas a verdade é que a infração é considerada grave e poderá acarretar sanções económicas e desportivas. Mas aqui reside essencialmente a dúvida de todos. É que, devido ao facto deste limite ter sido apenas aplicado a partir da temporada passada, ainda são desconhecidas as eventuais sanções a aplicar. Em teoria, caso seja mesmo abaixo de 5%, a Red Bull incorre numa possível reprimenda pública, dedução de pontos do Mundial de construtores e/ou de pilotos, exclusão de eventos e ainda limitações de uso de túnel de vento ou ainda uma multa.
Ora, a situação deu muito que falar e, naturalmente, uma das vozes que se fez notar foi a de Toto Wolff, o chefe da Mercedes, a equipa que na temporada passada perdeu na última corrida o título mundial de pilotos. "A infração não afeta apenas 2021, mas também 2022 e 2023. São milhões de dólares que podem fazer a diferença entre ganhar ou perder. Estamos muito preocupados. Confio na FIA e no trabalho dos reguladores. O que acontecerá? Se alguém supera o limite e lhe é aplicada uma multa, então vou começar a fazê-lo também", atirou o homem-forte da equipa.
Do lado oposto da barricada, Chris Horner mostrou-se tranquilo com as contas da equipa. "Não sei de nada. As contas foram todas submetidas em março. É um longo processo que a FIA está a levar a cabo. Eles estão a seguir o processo e creio que na próxima semana será declarado o certificado. Acredito que as nossas contas estão abaixo do limite. Mas cabe à FIA, obviamente, seguir o protocolo.
Por agora a FIA não confirma qualquer violação das regras, limitando-se a revelar aos portais especializados que os dados referentes aos gastos da temporada passada já foram analisados e será divulgados na próxima semana. Uma coisa é certa: o resultado da análise das contas não permite qualquer recurso, pelo que uma violação do orçamento irá de imediato implicar uma punição. Resta saber qual...
Por Fábio LimaRoscoe, o buldogue que acompanhou o piloto em várias corridas da Fórmula 1, morreu no fim de semana
Roscoe esteve "quatro dias em suporte de vida"
Roscoe encontra-se internado
Não conseguiram aterrar em Nice depois do GP do Azerbaijão devido a uma tempestade
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026