A Federação Internacional do Automóvel (FIA) confirmou esta segunda-feira que a Red Bull excedeu os 145 milhões de dólares (cerca de 149 milhões de euros) do limite orçamental proposto para 2021, sendo que os vice-campeões do último campeonato de construtores - que viu o holandês Max Verstappen sagrar-se pela primeira campeão mundial de Fórmula 1 -, foram a única equipa que não respeitou este limite.
O órgão entendeu que a Red Bull cometeu uma "violação de conduta" em relação ao limite orçamental do último ano. Contudo, esta foi uma "quebra mínima" do teto orçamental (inferior a 5% do seu limite), o que deixa de fora as possibilidade de a equipa ter qualquer tipo de punição desportiva (exclusão do Campeonato do Mundo estava entre as possíveis sanções que poderiam ser aplicadas) e de ser retirado a Max Verstappen o título mundial conquistado em Abu Dhabi.
Já a Aston Martin terá violado os procedimentos das regras financeiras, ainda que não tenha excedido o limite orçamental, e também será sancionada pela FIA, que estuda agora as punições a serem aplicadas às duas equipas.
"A revisão da documentação enviada foi um processo intenso e municioso, que contou com o total apoio de todos os participantes ao fornecer as informações necessárias para avaliarmos a sua situação financeira durante este primeiro ano do Regulamento Financeiro. A Comissão do Limite Orçamental da FIA observa que todos os participantes agiram sempre com espírito de boa fé e cooperação durante todo este processo."
"A FIA também constata que, devido ao facto de este ter sido o primeiro ano em que foi aplicado o Regulamento Financeiro, a intervenção da Comissão do Limite Orçamental da FIA limitou-se a revisar as apresentações feitas pelos participantes e que nenhuma investigação formal foi iniciada."
"A Comissão do Limite Orçamental da FIA está a determinar qual será o curso de ação a ser tomado de acordo com os Regulamentos Financeiros em relação à Aston Martin e à Red Bull e mais informações serão comunicadas em conformidade com os Regulamentos", pode ler-se.
Então, por que motivo o título de Max Verstappen se mantém? De acordo com o Regulamento Financeiro, a violação de gastos excessivos inferiores a mais de 5% do limite orçamental dão apenas direito a penalidades financeiras e/ou penalidades desportivas de menor. Sanções como exclusão do Campeonato Mundial ou perda de título mundial de um determinado piloto é apenas equacionado quando uma equipa superar em mais de 5% o limite orçamental determinado pela FIA.
De notar ainda que tanto a Red Bull como a Aston Martin poderão recorrer desta decisão.
Por Sérgio MagalhãesRoscoe, o buldogue que acompanhou o piloto em várias corridas da Fórmula 1, morreu no fim de semana
Roscoe esteve "quatro dias em suporte de vida"
Roscoe encontra-se internado
Não conseguiram aterrar em Nice depois do GP do Azerbaijão devido a uma tempestade
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026