No dia que o Leicester FC venceu um título histórico no futebol inglês, Mark Selby – o adepto mais famoso dos 'foxes' – garantiu a vitória no Campeonato do Mundo de Snooker, após derrotar o chinês Ding Junhui (18-14).
Selby, que comandou o encontro desde a primeira sessão, iniciou esta final de forma arrasadora com um parcial de 6-0 que viria a revela-se decisivo. Ding, que estava pela primeira vez no encontro decisivo de um mundial, ainda lutou de forma assinalável para recuperar, chegando mesmo a estar a perder por apenas um jogo (8-7 e 11-10) e por dois aos 16-14.
Porém, uma ponta final de Selby recheada de brilhantismo e eficácia, sempre assente numa vertente defensiva e tática insuperável, foi decisiva para a conquista do segundo mundial do homem de Leicester, depois da vitória face a Ronnie O’Sullivan em 2014, precisamente com o mesmo parcial deste ano.
No final do encontro, Selby – que levou para casa um prémio de cerca de 410 mil euros – era um homem obviamente feliz: "Deixei o meu melhor snooker para o fim, pois ao longo de todo o torneio foi o meu "jogo B" que me deu a possibilidade de ir ganhando. Nas meias-finais [frente a Marco Fu] e na final estive bem. É uma honra pertencer ao restrito lote de jogadores que ganharam mais do que um mundial na carreira".
Sobre os festejos duplos entre futebol e snooker, Selby só deixou elogios: "É um dia histórico para a minha cidade e quero celebrar com os nossos rapazes que foram verdadeiros heróis. Para uma cidade pequena como Leicester este triunfo duplo é um feito notável. Obrigado por esta grande alegria que nos deram".
Por Miguel SanchoConheça a história do novo campeão do Mundo
Galês conseguiu o feito nas qualificações para o Mundial, que vale um bónus que pode chegar aos 200 mil euros
Graeme Dott fica suspenso das competições profissionais pela WPBSA
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial