Internacional português é a maior referência da avançada madeirense
Telma Encarnação nasceu na Madeira, tal como a sua maior referência: Cristiano Ronaldo. A Record a autora do primeiro golo de sempre de Portugal num Mundial feminino falou sobre o encontro com o ídolo quando estava num estágio da Seleção Nacional.
RECORD - Quem é a sua maior referência no futebol?
Relacionada
TELMA ENCARNAÇÃO - "Sempre gostei do Cristiano Ronaldo. Quando eu era mais pequena ele marcava e eu comemorava com ele. Não tinha referência no futebol feminino porque eu não acompanhava. Era normal. Só se ouvia falar no futebol masculino".
R - Como é que se sente quando é comparada com Cristiano Ronaldo?
TE - "Dizem sempre que sou o Ronaldo do género feminino. Eu gosto de receber esse elogio. Dá-me mais vontade".
R - Como é que foi estar pessoalmente com Cristiano Ronaldo?
TE - "O Ronaldo foi treinar à Cidade do Futebol quando estávamos a chegar para estágio. Ele pediu para que as que já estivessem lá descessem. Eu por acaso estava a dormir porque tinha chegado às 7h da manhã. Recebi uma chamada: 'Desce, o Ronaldo está aqui e quer tirar fotos'. Quando cheguei as minhas colegas começaram a dizer: 'É outra madeirense, é outra madeirense'. O Ronaldo perguntou: 'És de onde?'. E eu disse: 'De Câmara de Lobos'. E ele respondeu: 'Gosto, gosto'. Foi um sonho. Eu estava nervosa para responder, para tirar fotos. Estava a realizar um sonho".
R - Tem a ambição de marcar tantos golos como Cristiano Ronaldo, que está perto de chegar aos 900?
TE: "Não tenho muita preocupação em marcar um número elevado de golos na carreira. É uma coisa que gosto de fazer e que se tiver de acontecer vai acontecer, mas obviamente quantos mais forem melhor. A bola e a baliza são o meu foco durante os 90 minutos. Tenho mesmo muita vontade de marcar. Chegar aos 900 vai ser muito difícil, mas vou tentar…".
R - Hoje em dia sente que as jogadoras da Seleção já são uma referência?
TE - "Sim. Na minha altura não tinha referências no futebol feminino. Fico feliz porque agora podemos sê-lo para as raparigas. É muito importante. Os exemplos não podem ser só os homens. Mesmo antes de ser mais reconhecia havia muitas meninas aqui no Marítimo que já diziam: 'Eu vou ser igual à Telma, eu quero jogador futebol como a Telma, eu ainda vou jogar com a Telma'. Já me sinto uma referência e dou-lhes sempre uma palavrinha quando posso. Eu digo sempre: 'Não desistas dos teus sonhos. Se eu consegui tu também consegues. Dá o teu máximo e verás que um dia vais chegar longe'. No futuro vamos ver se valeu a pena".
Os oito fundadores da organização, que eram conhecidos como “os da capital”, tinham fama de serem “maus no crime e bons na bola”
A seguir na Ligue1: um 'senhor 50 M€' e dois talentos precoces
Record apresenta três jovens a seguir em Itália na próxima época
Investidor estará presente no Thinking Football Summit 2024
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool